Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mês das Mulheres

Mulher, mãe e motorista: Erlete, a primeira motorista da Viação Garcia de Londrina

Caroline Knup - Estagiária*
15 mar 2020 às 17:34
- Caroline Knup/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, é cada vez mais lembrado como uma data para evidenciar as lutas da mulher por igualdade e respeito. Em homenagem às mulheres, o Portal Bonde selecionou mulheres que se destacam em suas atividades para a série Mulheres Reais. Ao longo de março, a equipe do Bonde vai apresentar as histórias incríveis dessas batalhadoras que atuam em diversos segmentos da sociedade londrinense e fazem a diferença.

LEIA MAIS
'Eu vou lutar sempre que eu puder': conheça Rute, astrofísica e professora
Mulheres sobre rodas: conheça 4 histórias de atletas no BMX
'Pensar em gênero é colocar uma lente. Eu sempre fui feminista', diz Susana de Lacerda

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sucesso após a ascensão do movimento feminista no Brasil, a máxima "lugar de mulher é onde ela quiser” já faz parte da vida de Erlete Donda Frudeli desde seus 15 anos, em 1982. Motorista de ônibus da Viação Garcia, ela encontrou na mãe força e inspiração para começar a carreira nas estradas. A mãe dela foi, em 1973, a primeira mulher motorista de ônibus de Londrina, na companhia VUL (Viação Urbana Londrinense).

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


A carreira de Erlete começou quando ainda era adolescente. Após trabalhar dez anos como motorista de ônibus, a mãe de Erlete comprou um caminhão e convidou a filha para um trabalho em conjunto. "Assim, com 15 anos eu comecei a trabalhar. Eu já tinha filhos na época, então a gente levava todos juntos nas viagens”, conta.

Publicidade


Reprodução
Reprodução - Anúncio em jornal com a mãe de Erlete, primeira motorista de ônibus de Londrina
Anúncio em jornal com a mãe de Erlete, primeira motorista de ônibus de Londrina


Depois do trabalho como motorista ao lado da mãe, Erlete decidiu que era hora de dedicar mais tempo aos filhos e, por isso, deixou as estradas e foi dar aulas de direção em uma autoescola da cidade. Mesmo com um novo emprego, problemas surgiram. "Foi uma época difícil. Algumas mudanças ocorreram por conta de problemas com pagamentos, então, a autoescola começou a dispensar alguns instrutores, inclusive eu.”


Apesar da demissão, Erlete não desistiu. Um dia, na fila do banco, ouviu uma senhora conversar com uma amiga e dizer uma transportadora estava contratando mulheres para dirigir caminhões. Decidida a tentar, a motorista foi até a transportadora e conseguiu o emprego. "Trabalhei lá por 11 anos, com caminhão e carreta”, relembra.

Publicidade


Depois de dois anos, a transportadora terceirizou os serviços de motorista. E isso levou Erlete a seu emprego atual na Viação Garcia. "Eu estava parada fazia dois meses, tinha direito ao seguro-desemprego por mais tempo, mas escutei um apresentador de tevê falando que a Viação Garcia estava contratando mulheres que tivessem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias D ou E. E essa foi uma coisa que me chamou atenção, porque antes de entrar na transportadora, eu já havia tentado uma vaga na empresa e fui informada de que eles não contratavam motoristas mulheres", recorda.


A condutora profissional esperou doze anos por um emprego para o qual recebeu aplausos na execução do teste. "Fui aplaudida e elogiada por ter sido a melhor e ter passado de primeira”, recorda, orgulhosa do, dia em que conseguiu seu emprego atual, que também deu a ela a conquista de ser primeira mulher a dirigir ônibus para a Viação Garcia de Londrina. Espelhada na mãe, a motorista não esconde o orgulho em desempenhar a profissão.

Publicidade


Caroline Knup/Redação Bonde
Caroline Knup/Redação Bonde


Machismo, de homens e de mulheres


Apesar da bonita história como motorista profissional, Erlete não se esquece de como sofreu com episódios de machismo. "Muitos casos já ocorreram, mas tem um que eu não consigo me esquecer. Um dia, estava parada em um semáforo com o caminhão e uma senhora portuguesa veio até mim e me disse que eu era uma vergonha para as mulheres. Outra situação que sempre me lembro se passou também em um semáforo. Um senhor veio até mim, apontou o dedo e me disse que eu havia tirado o emprego dele”, conta.

Publicidade


Mesmo com essas lembranças, Erlete prefere evidenciar as histórias alegres. Como motorista da Viação Garcia, ela é responsável pela direção do ônibus metropolitano que passa por Rolândia, Cambé e Londrina. E é nesta linha que a motorista coleciona boas lembranças. "Muitas pessoas me dizem que voltaram a usar o transporte coletivo no horário em que dirijo por minha causa. Acho que isso acontece porque eu desejo bom dia para todos os meus passageiros e dou um sorriso.”


Quanto ao machismo nas empresas em que trabalhou, Erlete diz que já passou por casos tristes, mas atribui a Deus a força que teve para superar as adversidades e seguir na profissão que sempre foi seu dom. "A gente [mulheres] luta, corre atrás, busca e, mesmo assim, muitas vezes é penalizada sem ter feito qualquer coisa, apenas pelo fato de ser mulher. Mas, tudo isso a gente coloca para Deus, dá um jeitinho, coloca um sorriso, levanta e começa de novo”, conta a motorista.

Publicidade


Inspiração para mulheres motoristas no passado e no presente, Erlete encontrou o apoio que precisava em sua crença divina e em sua mãe. "Foi com minha ela que tudo começou. É uma coisa que vem do sangue.” Hoje, com quatro filhos, a motorista acredita que o "DNA do volante" agiu também em seu filho, que é empresário e possui caminhões e carretas.


Dirija-se aos perfis de outras mulheres de destaque:

Terezinha Aparecida dos Santos, a síntese da mulher brasileira


'Eu vou lutar sempre que eu puder': conheça Rute, astrofísica e professora

(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg e Larissa Ayumi Sato)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade