Pesquisar

Canais

Serviços

GRAVIDEZ PRECOCE

Oito a cada cem gestantes em Londrina são adolescentes

- Pexels
Lucas Catanho - Especial para a Folha
21 mar 2022 às 12:08
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Oito a cada cem gestantes em Londrina são adolescentes. A estatística está em levantamento produzido pela Secretaria Municipal da Saúde, a pedido da FOLHA. No ano passado, entre os 6.166 nascidos vivos, 495 são de mães com idades entre 10 e 19 anos, o que representa 8%. Os índices registrados no município estão abaixo da média estadual.

Continua depois da publicidade


Nos últimos anos, o índice de gestantes adolescentes vem caindo no município. Em 2018, estava em 10% (698 adolescentes grávidas para 6.999 nascidos vivos). No ano seguinte  baixou para 9,7% (668 gestantes para 6.899 nascimentos). Em 2020, chegou a 8,7% (556 adolescentes grávidas para 6.408 nascidos vivos).


Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, destaca algumas ações desenvolvidas pela pasta que vêm reduzindo esse percentual. “Fortalecemos vínculo com as adolescentes e suas famílias e estreitamos as relações com as escolas para a realização de ações preventivas de educação em saúde. Procuramos também ampliar o acesso dos adolescentes às unidades de saúde e disponibilizar métodos contraceptivos para adolescentes maiores de 14 anos que os solicitarem – hoje temos oferta de anticoncepcional injetável mensal e trimestral, oral, contracepção de emergência, DIU e preservativos”, listou.


Segundo o secretário, a pasta desenvolve ainda ações educativas nas salas de espera nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) voltadas para adolescentes e promove ações de prevenção da violência sexual em adolescentes que envolvam a família e escola, entre outras práticas.


Continue lendo na Folha de Londrina.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade