Desde o lançamento do movimento Recicla Sampa, em 7 de fevereiro deste ano, a campanha já contabiliza mais de 64 mil acessos. Entre os frequentadores da plataforma, o público que mais acessa os conteúdos é o feminino, representando 61% do total, de acordo com os últimos dados da campanha.
A faixa etária mais interessada em se informar sobre o assunto são as mulheres entre 35 e 44 anos (25%), seguidas do público feminino que tem entre 45 e 54 anos (22%). O perfil se repete entre os apoiadores do movimento nas redes sociais, com uma maioria de mulheres.
Os números que demonstram o interesse feminino pelo Recicla vão ao encontro de outros resultados de pesquisas realizadas por diferentes entidades. O levantamento do Instituto Akatu, por exemplo, sobre o Panorama do Consumo Consciente no Brasil, indica que o público mais engajado e consciente foi majoritariamente feminino, representando 56% do total.
Leia mais:
Sobre as jazidas de gás, 1.200 mulheres mantêm viva a cultura do babaçu
Mulheres não são governadas por hormônios, mas menopausa afeta o cérebro, diz pesquisadora
Entenda as diferenças entre perimenopausa e menopausa
Uma em cada quatro pessoas no Brasil conhece vítimas de violência doméstica, diz Datafolha
O dado é reforçado por mapeamento de acessos à plataforma do Movimento Recicla Sampa na internet, segundo o qual, quando o assunto é reciclagem e conscientização, elas preferem se informar por meio dos conteúdos que mostram o caminho e o impacto do lixo na cidade de São Paulo, assuntos mais acessados.
Os dois conteúdos mostram que a capital paulista produz, diariamente, 12 mil toneladas de resíduos, o equivalente a 3,6 milhões de toneladas por ano. Com um potencial de reciclar 40% deste volume, a cidade reaproveita apenas 7%, enviando o restante para os aterros sanitários.
Aumento - A audiência e o consumo dos conteúdos no site do Recicla aumentam mês a mês. Os últimos dois meses mostraram um salto de 28% no acesso aos conteúdos da ferramenta, que saltou de 50 mil para 64 mil.