Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Prática de exercícios na gravidez ainda gera polêmica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 fev 2020 às 09:36
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudos recentes revelam que a prática de exercícios físicos no período gestacional ainda causam controvérsia entre as mulheres. É possível constatar que 21,5% das irlandesas estão envolvidas com atividades durante esse período, já nos Estados Unidos o percentual é de 15,8% e, no Brasil, os números chamam a atenção, já que apenas 4,7% das mulheres grávidas são ativas. Existem casos em que atividade física pode não ser indicada e requer acompanhamento específico.

O fisiologista e personal trainer Ricardo Aguas lembra que existem situações em que a contraindicação ainda é absoluta por se relacionar a riscos para a futura mãe e também para a criança "Cardiopatias, incompetência istimo-cervical, gestação múltipla após a trigésima semana, sangramento vaginal persistente, placenta prévia, trabalho de parto prematuro, ruptura de membranas, hipertensão arterial não controlada e pré-eclampsia são alguns dos casos que devem ser acompanhados por um obstetra antes de qualquer tipo de atividade física, mesmo que acompanhada. Nesse cenário é imprescindível que o educador físico esteja inteiramente alinhado com o médico para que não prejudique a gestação e venha a colocar em risco a vida da mãe, ou do bebê” comenta o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, as gestantes saudáveis devem ser encorajadas a realizar exercícios de intensidade leve e moderada de três a cinco vezes por semana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


"Quando a mulher grávida é liberada para os exercícios, podemos considerar todas as modalidades, como aeróbica (caminhadas, corridas, dança), de força (pilates e musculação) e alongamento e relaxamento (yoga). É importante que esteja monitorada por um profissional capacitado a fim de evitar problemas posturais ou de desconforto que são gerados nesse período, além de estar amparada para qualquer eventualidade”, afirma o Ricardo.

Publicidade


Uma revisão bibliográfica (Physical Exercise During Pregnancy, 2014) reforça que os benefícios de um programa de exercícios físicos orientado pode prevenir a incontinência urinária e a depressão pós-parto, além dos ganhos cardiovasculares e maior controle do peso corporal, sendo este um dos responsáveis pelo aumento de problemas posturais como lombo-pélvicas, um dos maiores causadores de dores lombares durante a gravidez.


O controle do sobrepeso e obesidade também são beneficiados pela pratica de exercícios. As gestantes que já apresentavam peso acima do recomendado e que participam de um programa de exercícios ganharam menos peso durante a gravidez em comparação a outras gestantes sedentárias. Esse controle também é fundamental para evitar o aparecimento de outras doenças, tal como a Diabetes Gestacional.


Aguas diz que a dica de ouro para que as gestantes mantenham o equilíbrio e conquistem força para compensar o ganho de peso causado pelo desenvolvimento do feto é o fortalecimento da musculatura do core. "Essa é a região composta pelos principais músculos que englobam a lombar, o abdômen, o oblíquo e o glúteo. Fortalecer essa área ajuda a estabilizar a bacia que será imprescindível durante o parto, evita a incontinência urinária, protege a coluna contra sobrecargas e alivia as dores lombares. Todos esses pontos fazem parte das principais queixas das grávidas e podem ser minimizados com exercícios específicos”, lembra o fisiologista e personal.

Nesse período é desaconselhável a prática de exercícios sem acompanhamento profissional, tendo em vista a saúde da gestante e também do desenvolvimento do feto. "As futuras mamães já contam com o peso do bebê que muda ao longo dos dias e o ponto de estabilidade precisa ser avaliado diariamente, para que o peso e a execução de cada exercício seja adaptado para as mudanças que elas passam”, conclui Águas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade