Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evento grátis

Práticas ESG em foco no "Mulheraço" da ExpoLondrina 2024

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 mar 2024 às 11:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Evento grátis promove diálogo a respeito de práticas estratégicas, sustentáveis e inclusivas que transformam negócios e comunidades para futuras gerações


A relevância das práticas ESG - relacionadas a Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Cuidados Ambientais - tem crescido exponencialmente em um contexto global em que as empresas procuram um impacto positivo além do lucro financeiro. Em sintonia com a tendência, o Mulheraço na Expo Londrina promove, no dia 6 de abril, um encontro dedicado a empresários e líderes comprometidos com a construção de um futuro sustentável, destacando a importância das práticas ESG.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Mulheraço na Expo contém uma programação diversificada, com palestras e painéis de discussão conduzidos por especialistas e líderes empresariais de renome que vão compartilhar insights valiosos e casos de sucesso, demonstrando como as práticas ESG podem ser implementadas em organizações de todos os portes e setores. Desde a gestão de pessoas até a promoção da diversidade e inclusão, passando pela saúde mental dos colaboradores, todas as face dessas práticas ESG serão abordadas de forma envolvente e inspiradora. O evento ainda enfatiza a importância do propósito empresarial e sua conexão intrínseca com o sucesso financeiro a longo prazo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Melhora da Lei Maria da Penha

Lula sanciona lei que garante sigilo de vítima de violência doméstica

Imagem de destaque
Oportunidade

Evento celebra o empoderamento e protagonismo feminino em Londrina

Imagem de destaque
Dificuldades da maternidade

Com produtividade questionada, mães cientistas relatam preconceito na carreira acadêmica

Imagem de destaque
Ex-Alcântara

Priscilla diz que novo namorado despertou nela o desejo de ser mãe


Publicidade

O Mulheraço é gratuito, no entanto, é preciso adquirir a entrada no parque de Exposições Ney Braga. Empreendedores, profissionais liberais, instituições públicas e privadas, líderes de comunidades, estudantes e empresas de todos os portes são incentivadas a participar, já que a implementação de práticas ESG pode beneficiar organizações de todas as áreas e setores. Garanta sua entrada aqui.


ESG na prática

Publicidade


Empresas que adotam práticas ESG colhem benefícios que vão muito além do financeiro. Investidores valorizam organizações que demonstram responsabilidade ambiental, social e de governança, facilitando a atração de investimentos. Clientes são fidelizados, pois as práticas trabalham na correção e melhoria de processos, o que faz com que produtos e serviços tenham cada vez mais qualidade e bom atendimento. A redução de custos operacionais é apontada como um dos grandes benefícios que a implantação de ESG proporciona, devido a eficiência no uso de recursos, redução de desperdícios e otimização dos processos internos, contribuindo para a sustentabilidade financeira da empresa. 


A melhoria na imagem e reputação da marca são comprovados, tanto com clientes como colaboradores. Empresas que se preocupam com questões ambientais e sociais ganham uma imagem positiva perante o público. Isso fortalece a reputação e aumenta a confiança dos consumidores. Os funcionários valorizam quem demonstram compromisso com práticas éticas e sustentáveis. O engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso da organização. Outro ponto muito importante é a redução de riscos jurídicos, trabalhistas e fraudes, devido todos os processos de governança implantados.

Publicidade


A sigla ESG reúne critérios no âmbito de governança corporativa, ambiental e social com objetivo de medir a sustentabilidade de uma empresa. As boas práticas recomendadas em governança referem-se à forma como a empresa é gerenciada e trata assuntos como transparência nas operações, ética empresarial, estrutura de liderança e tomada de decisões. No ambiental, estão relacionadas à gestão de resíduos, política de desmatamento (quando aplicável), uso de fontes de energia renováveis, posicionamento da empresa em relação a mudanças climáticas, entre outros. E o critério Social envolve questões como impacto social da empresa, relações com funcionários, comunidades e fornecedores, diversidade e inclusão, e responsabilidade social corporativa. 


Em suma, a adoção de práticas ESG traz vantagens competitivas e impactos positivos para o negócio como um todo, além de contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, impactando diretamente a comunidade que está inserida. 

Publicidade


O Mulheraço na Expo será uma oportunidade para empresários e líderes discutirem como implementar essas práticas em suas organizações, beneficiando, além do próprio negócio, o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Adriana Pontin, fundadora do Mulheraço, pontua que “uma analogia interessante que podemos traçar é a interpretação de ESG como 'Estratégia Sustentável para futuras Gerações', tema do Mulheraço na ExpoLondrina 2024”.


Programação do Mulheraço na ExpoLondrina

Publicidade


Haverá palestras e painéis de discussão que abordarão os critérios de boas práticas empresariais como gestão de pessoas, ambientes inclusivos, relações com funcionários e comunidades, saúde mental, diversidade e inclusão, ética empresarial, entre outros. 


Especialistas e líderes empresariais vão compartilhar insights valiosos e melhores práticas, destacando os benefícios tangíveis que as empresas podem alcançar ao adotar abordagens de governança corporativa, social e ambiental. 

Publicidade


O 'Mulheraço na Expo' vai enfatizar a importância do propósito empresarial e como ele está intrinsecamente ligado ao sucesso financeiro a longo prazo. Segundo Josiane Costa, mentora em ESG da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), “os participantes terão a oportunidade de aprender como empresas que se comprometem com práticas éticas e estratégicas, melhoram sua imagem de marca, além de se tornarem sustentáveis, colhem resultados como atração de investimentos, retenção de clientes e redução de riscos operacionais, trabalhistas e jurídicos”.


A programação do 'Mulheraço na Expo' foi pensada para desmistificar o conceito e apresentar cases de sucesso. A palestra "ESG Além das Siglas - Estratégias e Boas Práticas para Empresas Sustentáveis Rumo ao Futuro" será conduzida pela mentora em ESG do Sistema Fiep Josiane Costa. A dra. Anacelia Linhares Gorini, cirurgiã plástica, trará reflexões sobre como a saúde mental pode ser uma estratégia sustentável nos negócios. André Sell, arquiteto especialista em acessibilidade, fornecerá insights sobre a importância de garantir que os negócios estejam verdadeiramente abertos para todos. 


Já a palestra "As dores não são eternas: Recomece!" com Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia do Estado do Paraná, promove uma reflexão sobre temas como diversidade, sororidade, etarismo e empoderamento feminino. 


A estrategista de negócios Adriana Pontin abordará como mulheres estão utilizando a inteligência estratégica para transformar conexões em negócios e ações em resultados. 


No Talk Mulheraço: Elas Fazem e Acontecem com “ESG” em seus negócios, mediado pela Consultora do Sebrae, Liciana Pedroso, empresárias compartilharão seus cases de implantação de boas práticas ESG, discutindo os desafios e benefícios obtidos durante o processo de certificação do selo ESG em Foco do Sistema Fiep.


O objetivo do Mulheraço na Expo com a temática é instigar empresários e líderes a adotarem uma abordagem ESG, buscando maximizar os retornos financeiros, mas se comprometendo com uma estratégia sustentável que visa o bem-estar das futuras gerações. É uma mudança de paradigma que reconhece a interdependência entre o sucesso empresarial e o progresso social e ambiental a longo prazo. 


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade