Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate ao feminicídio

Terminal central de Londrina recebe blitz contra violência a mulher

Redação Bonde com N.Com
22 jul 2019 às 13:28
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná, celebrado pela primeira vez nesta segunda-feira (22), uma ampla ação educativa alcançou mais de 3.500 pessoas no Terminal Central de Londrina, no início da manhã, das 7h às 9h. O objetivo foi fortalecer a conscientização sobre a violência doméstica e seus aspectos. A equipe da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres esteve no local, que tem grande circulação de pessoas nesse período do dia, conversando e levando informações aos usuários do transporte coletivo sobre a Lei Maria da Penha, as formas de violência existentes e os canais de atendimento disponíveis para ajudar as vítimas.

Aproximadamente 70 colaboradores atuaram na ‘blitz’, entre vários órgãos e entidades parceiras que compõem a rede municipal de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher. O grupo se dividiu para percorrer toda a área interna do Terminal Central, inclusive dentro dos ônibus, entregando materiais informativos referentes aos serviços que o Município presta no auxílio às mulheres que sofrem atos de violência, não somente a física, mas também moral, sexual, psicológica ou patrimonial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foco da data estadual, o feminicídio caracteriza-se como o assassinato praticado contra as mulheres, cometido por violência doméstica e familiar, ou, ainda, por discriminação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


Além de integrar as atividades realizadas para fortalecer a mobilização estadual, a iniciativa em Londrina ainda faz parte da campanha municipal Juntas Somos Mais, que tem o objetivo de divulgar os mecanismos de auxílio às mulheres, como forma de prevenir e reduzir os casos de violência no âmbito municipal. A ideia é intensificar a transmissão de informações e troca de conhecimentos e experiências com eventos em todas as regiões da cidade.

Publicidade


As mulheres vítimas de violência em Londrina podem recorrer à Patrulha Maria da Penha, que é acionada imediatamente pelos telefones 153 e 190. Também há a Delegacia da Mulher e o CAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), que oferece atendimento psicossocial e orientação jurídica a mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.


Data estadual

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei º 19.873/2019, e é lembrado no dia 22 de julho, data em que a advogada Tatiane Spitzner foi encontrada morta, em 2018, após cair do 4º andar do prédio em que morava na cidade de Guarapuava. O marido foi acusado por cometer crime de feminicídio, após ter sido flagrado pelo sistema de câmeras do prédio agredindo a mulher momentos antes da queda. Esta data passou a compor o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade