Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Profissões

Cansado do trabalho? Confira dicas para fazer transição de carreira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 mai 2022 às 17:47
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mudar de carreira ainda é um tabu no mercado de trabalho. Deixar uma profissão envolve, além de insegurança, uma série de outros obstáculos. Porém, esse passo rumo a uma nova jornada tornou-se mais comum do que se imagina. Não importa quanto tempo de carreira o indivíduo tenha em uma área, os novos modelos de negócios e as novas gerações mostraram que é sempre tempo de mudar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo o relatório ‘Protegendo o Futuro do Trabalho’, realizado pela consultoria de cibersegurança Kaspersky, 53% dos brasileiros esperam mudar de profissão após a pandemia. Entre os motivos estão o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e trabalhar por prazer (14%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Para ajudar a realizar essa transição, seja com intuito de obter mais propósito e realização ou novos desafios e salários melhores, Guilherme Junqueira, CEO e fundador da Gama Academy, escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital, listou abaixo algumas dicas. Confira:

Publicidade


Faça um planejamento

Mudar de área envolve inúmeros fatores. Entre eles, estão a mudança de cultura empresarial, a introdução a uma nova equipe, salário e o estudo de novas áreas mais pertinentes para o novo trabalho. Portanto, antes de realizar a transição, é preciso que exista um planejamento prévio. Faça um estudo analítico incluindo possíveis gastos com cursos ou despesas inesperadas, como anda o mercado da área de interesse no momento da transição e, quem sabe, a participação em grupos de discussão para entender a avaliação sobre cursos e o momento da profissão. Também é indicado criar um cronograma com metas. Isso fará com que você diminua o estresse, reduza a ansiedade e evite possíveis erros e demoras nesse processo.

Publicidade


Pesquise sobre a nova área de interesse

Um dos passos mais difíceis na transição de carreira é conquistar a primeira vaga. Por isso, é importante se candidatar em processos seletivos. Com a escassez da mão de obra para alguns setores, como, por exemplo, o da tecnologia, é possível participar de processos seletivos ainda realizando cursos de especialização. Já durante o processo, a dica é que você demonstre ao entrevistador seu desejo em atuar na área, destaque seu processo de preparação e o seu interesse em se desenvolver. É fundamental que você encante o recrutador e o convença que seu perfil é o melhor, mesmo sem grandes vivências e experiência na função.

Publicidade


Busque mais conhecimento

Estude e vá atrás de mais conhecimento. É importante investir em cursos e/ou treinamentos para formar seu perfil profissional em termos de competências técnicas e comportamentais no propósito de atuar na nova área. Hoje, existe uma gama de possibilidades que vão desde cursos rápidos (pagos e gratuitos), especializações, faculdades e até, notícias, palestras, podcasts e vídeos informativos que podem te ajudar na construção do conhecimento. Independente do segmento de mercado que você esteja buscando, ele certamente estará em busca de profissionais qualificados. Por isso, investir em conhecimento é a chave para esse novo passo e deve ser algo recorrente no processo de desenvolvimento profissional de uma pessoa.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade