Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Profissões

Cansado do trabalho? Confira dicas para fazer transição de carreira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 mai 2022 às 17:47
Continua depois da publicidade

Mudar de carreira ainda é um tabu no mercado de trabalho. Deixar uma profissão envolve, além de insegurança, uma série de outros obstáculos. Porém, esse passo rumo a uma nova jornada tornou-se mais comum do que se imagina. Não importa quanto tempo de carreira o indivíduo tenha em uma área, os novos modelos de negócios e as novas gerações mostraram que é sempre tempo de mudar.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE
Continua depois da publicidade

Segundo o relatório ‘Protegendo o Futuro do Trabalho’, realizado pela consultoria de cibersegurança Kaspersky, 53% dos brasileiros esperam mudar de profissão após a pandemia. Entre os motivos estão o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e trabalhar por prazer (14%).

Para ajudar a realizar essa transição, seja com intuito de obter mais propósito e realização ou novos desafios e salários melhores, Guilherme Junqueira, CEO e fundador da Gama Academy, escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital, listou abaixo algumas dicas. Confira:


Faça um planejamento

Continua depois da publicidade

Mudar de área envolve inúmeros fatores. Entre eles, estão a mudança de cultura empresarial, a introdução a uma nova equipe, salário e o estudo de novas áreas mais pertinentes para o novo trabalho. Portanto, antes de realizar a transição, é preciso que exista um planejamento prévio. Faça um estudo analítico incluindo possíveis gastos com cursos ou despesas inesperadas, como anda o mercado da área de interesse no momento da transição e, quem sabe, a participação em grupos de discussão para entender a avaliação sobre cursos e o momento da profissão. Também é indicado criar um cronograma com metas. Isso fará com que você diminua o estresse, reduza a ansiedade e evite possíveis erros e demoras nesse processo.


Pesquise sobre a nova área de interesse

Um dos passos mais difíceis na transição de carreira é conquistar a primeira vaga. Por isso, é importante se candidatar em processos seletivos. Com a escassez da mão de obra para alguns setores, como, por exemplo, o da tecnologia, é possível participar de processos seletivos ainda realizando cursos de especialização. Já durante o processo, a dica é que você demonstre ao entrevistador seu desejo em atuar na área, destaque seu processo de preparação e o seu interesse em se desenvolver. É fundamental que você encante o recrutador e o convença que seu perfil é o melhor, mesmo sem grandes vivências e experiência na função.


Busque mais conhecimento

Estude e vá atrás de mais conhecimento. É importante investir em cursos e/ou treinamentos para formar seu perfil profissional em termos de competências técnicas e comportamentais no propósito de atuar na nova área. Hoje, existe uma gama de possibilidades que vão desde cursos rápidos (pagos e gratuitos), especializações, faculdades e até, notícias, palestras, podcasts e vídeos informativos que podem te ajudar na construção do conhecimento. Independente do segmento de mercado que você esteja buscando, ele certamente estará em busca de profissionais qualificados. Por isso, investir em conhecimento é a chave para esse novo passo e deve ser algo recorrente no processo de desenvolvimento profissional de uma pessoa.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade