Com a chegada do inverno e o frio mais intenso, vêm também a necessidade de mais cuidados respiratórios. É mais frequente sintomas como tosse, peito com chiado, falta de ar, nariz entupido e coriza, já que o tempo fica mais seco e há maior incidência de doenças respiratórias, desde gripe, resfriado, asma, bronquite, sinusite e faringite. Afinal, com baixa temperatura, baixa umidade e locais mais fechados, há maior proliferação de vírus e bactérias.
"É um tempo que exige mais cuidados das pessoas. Não apenas com agasalhar-se melhor e higienizar-se, mas, sobretudo, pequenos detalhes que ajudam na prevenção”, ressalta Elias Ribeiro, pneumologista e cirurgião torácico. Tanto no consultório particular dele quanto nos principais pronto-atendimentos nos quais atende, o especialista observa um aumento no número de casos ligados ao sistema respiratório. Por isso, ele enumerou cinco principais cuidados que devem ser tomados nessa época do ano.
Beba bastante água: o corpo hidratado, principalmente as vias aéreas, consegue criar uma defesa contra vírus e bactérias. Com o frio, as pessoas têm uma tendência de diminuir o consumo. Portanto, pode-se consumir água em forma de chá, por exemplo. Aliás, essa é uma recomendação para qualquer estação do ano. O ideal é que se consuma, no mínimo, dois litros de água por dia.
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Ambientes arejados: não fique em ambientes fechados com mais de uma pessoa. O ideal é que as janelas estejam abertas, que o ar consiga circular: quartos, salas de aula, ônibus, ambientes laborais, entre outros. Deixe ao menos uma frestinha aberta. E, se estiver muito frio, agasalhe-se melhor.
Vacina: assim que for possível, vacine-se contra a gripe. Além de tudo, ela pode ajudar a criar uma defesa importante no caso de infecções por outras doenças. É sempre um reforço maior comprovado cientificamente.
Limpeza e higienização: quando mais você puder limpar e hidratar suas vias áreas, melhor. Inclusive com soluções salinas para eliminar microorganismos. Também é preciso adotar hábitos de higienização das mãos com álcool em gel, sempre que você cumprimentar alguém, estiver em ambiente público, etc.
Use máscaras de proteção: o uso de máscaras de proteção individual, depois da Covid-19, tornar-se-á um hábito importante no dia a dia das pessoas. É recomendável em ambientes com muita gente junto, quando você estiver com algum resfriado ou alergia. Isso poderá evitar muitas transmissões de doenças respiratórias. Assim como o distanciamento social, que também se tornará um hábito de suma importância em qualquer ambiente.