Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira!

Como evitar mofo e se prevenir de alergias e infecções de pele? Infectologista dá dicas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 mar 2022 às 14:50

Compartilhar notícia

- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Doenças respiratórias, como a rinite alérgica, que podem ser causadas por meio do mofo – uma combinação de diversos tipos de fungos –, atinge cerca de 25% da população mundial, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Regiões com clima quente e úmido, como o Brasil, facilitam a proliferação de fungos que podem causar micoses, alergias e outros problemas de saúde.


O médico infectologista Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), aponta que existem diversos tipos de fungos e que o cuidado para manter uma rotina de proteção com a saúde começa dentro de casa. “Algumas superfícies que ficam em atrito com a pele e acabam acumulando restos biológicos no local, como a cadeira do home office, o sofá, o travesseiro e o colchão, especialmente quando as pessoas suam e permanecem durante muito tempo ali, podem acumular diversos tipos de fungos, que são prejudiciais à pele”, destaca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Ainda segundo Otsuka, todas as pessoas terão, pelo menos uma vez na vida, uma infecção fúngica. “Ambientes úmidos facilitam a proliferação de mofo e bolor que podem estar na água, no solo, no piso, ou até em objetos de uso pessoal, como sapatos e toalhas. Quanto maior a umidade, maior a proliferação e dispersão de fungos, podendo desencadear quadros alérgicos. A umidade no corpo, principalmente nas dobras como entre os dedos, virilha e axila, favorecem o desencadeamento das infecções de pele pelos fungos”, explica o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Imagem de destaque
380 disponíveis em Londrina

Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção

Imagem de destaque
Em livros

Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte


Como recomendação, o infectologista orienta manter os ambientes arejados e permitir a incidência da luz do sol sempre que possível. “Também vale observar possíveis manchas em estofados e cadeiras ou partes com coloração diferente, já que podem indicar a contaminação por fungos nessas superfícies. Recomendo que esses locais sejam sempre limpos com pano úmido e sabão, realizando também a desinfecção periódica com produtos eficazes contra 99,9% dos vírus, bactérias e fungos. Também enxugar bem o corpo, principalmente após o banho, e evitar acúmulo de umidade por longos períodos no corpo”, ensina Otsuka. O médico reforça que, ao usar esses produtos, é importante ler as instruções contidas no rótulo e testar em uma pequena parte da superfície para confirmar que não manchará.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo