Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta sexta

Conferência debate igualdade racial em Londrina nesta sexta

N.com
27 mar 2019 às 17:14
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As comunidades negra, indígena e demais etnias estão convidadas a participar, neste final de semana, da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encontro, que irá debater "Os 130 anos de abolição da escravatura: como estão as políticas de igualdade racial em Londrina", será realizado nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no auditório da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.


Para se inscrever na conferência como observador, ouvinte ou delegado, e obter a programação completa, basta conferir o Portal da Prefeitura, ou acessar diretamente o link.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A 5ª COMPIR (Conferência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial) é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A Prefeitura de Londrina apoia o evento, juntamente com o NEAB-UEL (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina), e o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, do Ministério Público de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veja os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU


Além de levantar propostas de políticas públicas para atender as demandas que Londrina possui em relação à igualdade racial, durante a conferência serão eleitos os novos representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, incluindo titulares e suplentes. O mandato dos novos titulares será para o período de 2019 a 2021.

Publicidade


A programação da 5ª COMPIR inclui, ainda, a atualização e revisão do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, discutido e proposto na conferência anterior. O documento final será apresentado como projeto de lei e encaminhado à Câmara Municipal, para sua implementação no Município.


As inscrições para a 5ª COMPIR podem ser realizadas até esta quarta-feira (27), pela internet, no link. Quem deseja participar também poderá se inscrever pessoalmente, durante o evento, na sexta, das 18 às 20 horas, e no sábado, das 8h às 10h.

Publicidade


A gestora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, adiantou que, durante a 5ª COMPIR, o prefeito Marcelo Belinati irá assinar o decreto municipal que institui a Gestão da Igualdade Racial nos atos normativos do gabinete do prefeito. "Isso é algo solicitado desde a primeira conferência da Igualdade Racial, e agora Londrina dá esse passo para instituir sua adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), que permite a captação de recursos federais", destacou.


Cronograma – A programação da 5ª COMPIR inicia na sexta-feira (29), às 18h45, com abertura oficial do encontro e apresentação cultural. Na sequência, a doutora em Ciências Sociais, Mariana Panta, que atua como pesquisadora e colaboradora do LEAFRO (Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros) da UEL, conduz palestra sobre "População Negra em Londrina: trajetórias, avanços e desafios". E a mestranda em Serviço Social na UEL, Gilza Ferreira de Souza, trará o tema "Lutas e Resistência da Realidade Indígena", enquanto aluna representante da comunidade indígena. A agenda do primeiro dia de conferência encerra com leitura e aprovação do regimento interno.

Publicidade


As atividades serão retomadas no sábado (30), com apresentação cultural, às 8 horas. Logo após, será montada uma mesa de discussão, onde o professor Claudio Francisco Galdino, mestre em Ciências Sociais, colaborador do NEAB e do LEAFRO da UEL, apresenta a pesquisa "A violência contra a população negra"; e a advogada Larissa Ferraz de Barros, secretária da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Minorias da OAB-Londrina, irá abordar a temática "Mulher Negra e os Tipos de Violência".


Ainda pela manhã, os participantes da 5ª COMPIR levarão o debate para plenária. À tarde, a mesa terá continuidade, com participação da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cambé, Roseane Martins de Souza Teodoro, tratando da saúde mental da comunidade negra com o estudo "A pele que habito: aspectos emocionais na identidade da população negra". Já o mestre em Sociologia Nikolas Gustavo Palisser Silva, aborda "As ações afirmativas como tensão à estrutura universitária".


Sobre as palestras, a gestora municipal de Políticas para a Igualdade Racial ressaltou que elas serão conduzidas por conferencistas que adentraram nas universidades por meio das políticas afirmativas, como o sistema de cotas para estudantes negros. "Esses debates terão como base estudos e pesquisas que são resultado das políticas de ações afirmativas. São alunos que enriquecem o debate sobre a população negra e indígena com suas teses, algumas delas com recortes inéditos, e mostram o quanto a oportunidade é necessária. Londrina é uma cidade que se movimenta, e a conferência traz isso, mostrando para a sociedade o reflexo e o resultado dessas políticas, até para que as instituições e entidades continuem investindo e atraindo outros talentos", frisou.

A programação da 5ª COMPIR encerra no sábado (30) à tarde, com o processo eleitoral para escolha de quinze conselheiros e seus suplentes, representando a sociedade civil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade