O brasileiro é criativo por natureza e, nos últimos anos, tem estado mais interessado em desenvolver formas alternativas para gastar menos. Nas festas de fim de ano, por exemplo, ideias como o tradicional amigo secreto têm evitado gastos exorbitantes com presentes de natal. Entretanto, o carnaval é outro assunto. Segundo o consultor financeiro Guilherme de Almeida Prado, a folia torna as pessoas mais impulsivas e relaxadas – o que predispõe a gastos excessivos. E, ainda há a ilusão de que pular o carnaval em bloquinho sai de graça. Na opinião do especialista, para evitar sustos financeiros, o mais importante é planejar.
"Os bloquinhos têm sido um convite a uma diversão que aparentemente é gratuita. Mas, somados aos gastos com transporte, alimentação, fantasias e bebidas antes, durante e depois da festa, vemos que o custo pode ser equivalente ao de uma viagem, por exemplo. Portanto, é muito importante estar atento ao planejamento para não dar espaço à ressaca financeira pós-carnaval. Com um pouco de planejamento é possível gastar menos e se divertir mais", avalia Prado.
O especialista disponibilizou dicas para enfrentar o carnaval gastando menos:
Leia mais:
Próximo verão deve ser mais quente e chuvoso que a média na maior parte do Brasil
TikTok irá restringir o uso de filtros de beleza para menores de 18 anos
Entenda a nova regra de reajuste do salário mínimo a partir de 2025
Esquenta da Black Friday é alvo de mais de 7.000 queixas, diz Reclame Aqui
1. Definir um orçamento de quanto quer gastar no carnaval. Pode parecer chato e pouco espontâneo, mas funciona. Os gastos sem planejamento costumam ter um impacto negativo no orçamento dos meses pós-carnaval.
2. Fazer esquenta em casa. Todo mundo já sabe, mas quem não se planeja gasta mais. Comprar bebida no supermercado sai muito mais barato do que no bar.
3. Comprar as bebidas e petiscos pelo menos uma semana antes do carnaval, pois os supermercados costumam subir os preços quando a festa se aproxima.
4. Comprar as bebidas e petiscos em hipermercados ou atacarejos. Esses estabelecimentos comerciais são mais baratos que o supermercado do bairro e muito mais em conta que a loja de conveniência.
5. Abastecer a geladeira de comidas congeladas. Essa é uma dica importante no projeto de economia porque quando você voltar da balada não vai precisar gastar em uma lanchonete.
6. Usar o Uber Juntos. A dica é rachar a conta com outras pessoas – amigos ou não.
7. Pensar nas fantasias com antecedência. Pensar antes no figurino permite ser criativo e gastar pouco – ou quase nada. Se deixar para última hora, talvez tenha de sair correndo de casa, gastar com transporte e pagar caro por uma fantasia.
8. Abastecer a geladeira para não ter de comprar bebida gelada de última hora.