A inclusão digital dos idosos tem sido projeto em tentativa em todo o Brasil, a fim de inserir as pessoas com 60 anos ou mais na sociedade da informação e democratizar o acesso às novas tecnologias.O direito está previsto no Estatuto do Idoso e aqui em Londrina está sendo garantido pela Secretaria Municipal do Idoso, que vem executando projetos nesta área.
É o caso do Vivenciando a Inclusão Digital, projeto de extensão executado pela SMI, em parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que inicia novas turmas nesta semana. A iniciativa visa inserir os idosos no mundo digital, por meio de noções básicas de informática, internet e comunicação digital. Esta edição vai contar com duas turmas, com 25 idosos participantes no total.
As turmas iniciam nesta terça-feira (19), das 15h50 às 17h30, e na sexta-feira (22), das 9h10 às 10h40. As vagas já foram preenchidas, contudo os interessados em participar podem ligar no CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Leste, no 3375-0307, para fazer um cadastro, pois há lista de espera. As vagas são limitadas, pois cada idoso é acompanhado por um monitor. O curso será realizado na sede da UTFPR, na Estrada dos Pioneiros, 3.131, Jardim Morumbi, com encontros semanais, uma turma às terças e outra às sextas, até junho.
Leia mais:
Google lança IA geradora de vídeo para clientes de serviço de nuvem
Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa
Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Segundo o gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão, cerca de 100 idosos já passaram por esta capacitação, que iniciou em 2013. "A formação coaduna com o direto previsto no Estatuto do Idoso, quando diz que o poder público deve providenciar oportunidade de aprendizado às novas tecnologias. Trata-se de um curso pensado para atender as necessidade específicas dos idosos, o qual oportunizará o acesso ao computador, à internet, às redes sociais e áreas de interesse de cada participante, que pode levar as suas necessidades especificas", contou.
Idoso Conectado – Outra formação voltada à alfabetização digital realizada em Londrina é o projeto "Idoso Conectado", que ajuda os participantes a terem mais conhecimento sobre os aparelhos celulares e os aplicativos disponíveis no mercado. O curso é executado pela SMI, em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e apoio da DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.
A capacitação iniciou nesta gestão, em 2017, e desde então já formou 880 idosos. Para participar é necessário fazer um cadastro em um dos CCIs e deixar o nome na lista de espera, pois a formação é realizada ao longo do ano. Os telefones dos centros são: 3375-0307 (Leste); 3375-0334 (Oeste); 3373-0090 (Norte).