O Dia Mundial da Saúde nos alerta sobre a prevenção das principais doenças que atingem a população e enfatiza a importância de adotar um estilo de vida mais saudável. Doenças como a obesidade, pressão alta, diabetes e problemas cardíacos poderiam ser diagnosticados mais precocemente ou até evitados se a prevenção fosse prioridade em nossas vidas.
Infelizmente, a atenção para nossa saúde é muitas vezes deixada de lado na correria do dia a dia, na falta de tempo ou disposição, e só lembramos quando uma surge uma doença. Por falar nisso, como anda sua saúde? Você tem escolhido hábitos mais benéficos, praticado atividade física e feito o seu check up no último ano?
O que é a prevenção?
A prevenção é um ramo da medicina que tem como objetivo evitar o desenvolvimento ou o contágio de doenças, tanto no individual quanto no coletivo. "Não se trata apenas de prevenir doenças, mas de educar a sociedade sobre as mudanças de hábitos. Isso pode incluir programas de exercícios físicos, estímulo para uma alimentação mais saudável, acompanhamento médico e exames periódicos”, explica o médico nefrologista e presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Leia mais:
Google lança IA geradora de vídeo para clientes de serviço de nuvem
Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa
Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Identificar os fatores de risco para o surgimento de doenças, como genéticos e ambientais, são uma arma forte na prevenção. "Quando temos a informação sobre o histórico familiar de doenças, ou até mesmo, o ambiente onde o indivíduo vive, fica mais fácil de avaliarmos as possibilidades, tratar precocemente ou evitar o surgimento das doenças”, analisa Dr. Marcos.
Mas, impedir a disseminação das doenças vai muito além de programas de educação e prevenção, está na existência e eficácia do tratamento de esgoto, na oferta de água potável para as comunidades carentes, na infraestrutura do sistema de saúde oferecido pelo País.
Como se prevenir de doenças?
A prevenção sempre foi um bom remédio. Quanto mais cedo iniciamos a prevenção, como adotar um estilo de vida saudável, teremos mais saúde nos próximos anos e chances de prevenir e tratar doenças em estágio inicial.
Para prevenir doenças, você pode adotar alguns hábitos e atitudes:
- Alimentação saudável: desembale mais, evite alimentos industrializados e ultraprocessados, opte por produtos in natura;
- Mexa-se: com a prática de atividade física você reduz a pressão arterial, fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea, evita dores lombares, entre muitos outros benefícios;
- Mantenha-se hidratado: consuma o mínimo de água por dia conforme o seu peso;
- Higienize suas mãos: tenha esse hábito, principalmente antes das refeições e após ir ao banheiro. A higienização das mãos evita o contágio de doenças e de vírus;
- Evite contato ou aglomeração com pessoas doentes;
- Cuide da sua saúde: faça os exames periódicos, procure um especialista em caso de sintomas, verifique sua pressão arterial, conheça as doenças existentes na sua família, mantenha em dia sua vacinação;
- Evite cigarro e álcool: ainda mais essa combinação que é um estrago para sua saúde;
- Não se medique: o uso de medicamentos sem prescrição médica pode resultar em intoxicação.
Prevenindo as doenças renais
As causas e as conseqüências da doença renal ainda são desconhecidas pela maioria da população. Considerada uma "epidemia silenciosa”, a doença renal crônica na maioria das vezes, chega de forma lenta, progressiva e quase sem sintomas. Se você tem diabetes, hipertensão arterial, obesidade ou caso de doença renal na família, fique atento aos mínimos sintomas, como inchaço, náuseas, fadiga, falta de apetite e alterações na urina.
Para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, é muito importante a realização do exame de creatinina, feito pelo exame de sangue. "Quando for fazer os exames de rotina, peça ao seu médico para incluir o exame de sangue para checar as dosagens de creatinina e ureia no sangue. É um exame simples e acessível para a população”, acrescenta Dr. Marcos.
Infelizmente, o exame não está incluso no hemograma completo, usado para o diagnóstico e controle de várias doenças. A orientação é que o paciente solicite ao seu médico a inclusão do exame de creatinina no check up de rotina. O diagnóstico de doença renal de forma precoce auxilia no tratamento e evita que as pessoas necessitem do transplante ou da diálise.