Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gamofobia

Gamofobia: aversão a casamentos é associada a traumas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 abr 2019 às 10:33
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Gamofobia é o pavor do compromisso, mas também pode ser o medo de casamento. Esse termo, é derivado da palavra grega Gamos, que significa casamento e phobos, que significa medo. E ter esse tipo de fobia é mais comum do que muitos imaginam.


Alguns especialistas concordam que há uma sútil diferença entre o receio de casar-se e de se comprometer. Uma pessoa pode ter medo de se casar, mas pode muito bem continuar comprometida com um único parceiro pela vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tal como acontece com qualquer outra fobia específica, a gamofobia é causada por uma intensa experiência negativa no passado. Isso pode ser ocasionado por vários motivos, por exemplo, a separação dos pais. Essa é uma experiência que pode ser traumatizante, especialmente se envolveu deslealdade ou algum tipo de violência. Outros gatilhos que também podem ocasionar isso, são: um relacionamento romântico traumático, experiências ruins, perdas e traições.

Leia mais:

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba


Esse distúrbio que atormenta homens e mulheres, possuem alguns sintomas que são muito semelhantes ao de um ataque de pânico: palpitação, mal-estar, sudorese, sensação de sufocamento, tremor e até sensação de morte iminente são alguns dos sintomas mais comuns do gamofóbico.

Publicidade


A autora Marta de Miranda aborda esse assunto em seus livros. Em uma de suas obras, podem ser observadas fobias como a gamofobia.


Esse medo excessivo de relacionamentos tem cura. Assim como outras fobias, é necessário tratamento, que pode acontecer de diversas formas. O recurso terapêutico para gamofobia, pode começar junto com o apoio de familiares e amigos, que podem percorrer um longo caminho na busca para ajudar o indivíduo a superar o medo de compromisso.

Além disso, a psicoterapia é uma boa maneira de começar o tratamento, falar sobre seus medos e outros problemas de confiança é ótimo para identificar a origem do problema e trabalhar a questão. A hipnoterapia também pode identificar as origens da fobia e ajudar a reaprender a lidar com questões de casamento e compromissos. Em casos mais extremos, quando a pessoa apresenta ansiedade extremamente elevada e se isola, a medicação pode ser indicada pelo psiquiatra, para lidar com os níveis de ansiedade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade