Nesta terça, 30 de junho, comemora-se o Dia do Asteroide, idealizado em 2014 por Brian May, astrofísico e guitarrista da banda Queen, e vários outros pesquisadores.
O Asteroid Day, em lembrança ao evento de Tunguska, nesta mesma data, em 1908, quando um corpo celeste com algumas dezenas de metros causou a devastação de uma imensa área na Sibéria, busca conscientizar sobre a necessidade de detecção precoce e de mais pesquisas sobre asteroides.
Pandemias podem levar à morte de milhões de pessoas em todo o mundo, mas o impacto de um grande asteroide pode levar à extinção da humanidade. E os dinossauros, extintos desta forma, são testemunhas de que devemos dar mais atenção a este fato.
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
Gedal
O Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) coordena as atividades do Asteroid Day no estado do Paraná, e realizará dois eventos on-line sobre o tema nesta data.
Nesta terça, às 20 horas, na página do Gedal no Facebook, membros do grupo participarão de um bate-papo sobre o assunto, explicando sobre o tema e respondendo perguntas feitas pelo chat sobre o tema e qualquer outro tópico ligado à Astronomia.
No sábado (4), às 15:00, também na página do Gedal no Facebook, haverá uma live exclusiva sobre o tema, chamada Impactos sobre a Terra, com o pesquisador Rodrigo Sato, geólogo e presidente da SMB (Sociedade Meteorítica Brasileira).
Saiba mais sobre o Asteroid Day na postagem do Gedal.