Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Combate à Intolerância

Governo cria o Cadastro Nacional das Organizações Religiosas

Agência Brasil
22 jan 2021 às 10:02

Compartilhar notícia

- Valter Campanato/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos criou o Cadastro Nacional das Organizações Religiosas. A portaria foi assinada ontem (21) pela ministra da pasta, Damares Alves, em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e publicada hoje (22) no Diário Oficial da União. Mas a medida só entra em vigor em 1º de fevereiro.


O objetivo do governo é ampliar o conhecimento do poder público e incentivar o diálogo com as mais diversas organizações religiosas existentes no país e suas lideranças. Além disso, identificar violações de direitos e possibilitar ações de promoção e defesa da liberdade de religião, de crença e de exercício de cultos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A ferramenta também irá conter informações complementares coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre a religião da população brasileira, além de subsidiar estudos e pesquisas para a junção de evidências para a formulação de políticas públicas e servir como instrumento de gestão das ações desenvolvidas pelo ministério”, informou, em nota.

Leia mais:

Imagem de destaque
Previsão

Próximo verão deve ser mais quente e chuvoso que a média na maior parte do Brasil

Imagem de destaque
Medidas

TikTok irá restringir o uso de filtros de beleza para menores de 18 anos

Imagem de destaque
Detalhes

Entenda a nova regra de reajuste do salário mínimo a partir de 2025

Imagem de destaque
Fique alerta

Esquenta da Black Friday é alvo de mais de 7.000 queixas, diz Reclame Aqui


O cadastro será voluntário e servirá ainda criar uma base de dados sobre organizações religiosas que colaboram ou que estejam interessadas em colaborar com o atendimento de públicos vulneráveis e em forças-tarefa de socorro aos alvos de situações de emergência ou de calamidade pública.

De acordo com o texto publicado, a proteção de dados pessoais está garantida e será preservada, sempre que possível, a anonimização dos dados. O prazo e a forma do cadastramento serão definidos por uma instrução normativa da Secretaria Nacional de Proteção Global em até 60 dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo