Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote essas dicas

Guia de Cuidados e Higiene é lançado pela Sociedade de Dermatologia

Redação Bonde com Agência Brasil
29 ago 2022 às 09:52
- Ekaterina Bolovtsova/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) lança nesta segunda-feira (29) o Guia de Cuidados e Higiene, com o objetivo de esclarecer as pessoas com relação a hábitos simples, mas sobre os quais há muitas dúvidas.


A publicação, que vai estar disponível gratuitamente no site da entidade, aponta os cuidados básicos e diários com a higiene corporal que podem evitar micoses e outras doenças contagiosas que afetam a pele, o cabelo e as unhas. O documento conta com linguagem acessível e didática e esclarecimentos sobre informações falsas e, por vezes, distorcidas, que são veiculadas em redes sociais. A SBD preparou ainda dois podcasts (conteúdos em áudio) com orientações sobre os problemas causados por fungos na forma de micoses que afetam pele e unhas, principalmente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Maior órgão do corpo humano, a pele acaba suscetível a doenças, como infecções por fungos ou bactérias que, se não diagnosticadas e tratadas, podem se agravar e atingir órgãos internos. Neste contexto, a higiene é o melhor caminho para uma pele saudável, alerta a entidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça suspende julgamento de bolsonarista acusado de matar petista em Foz

Imagem de destaque
Perspectiva

Dia das Mães: 72% dos paranaenses devem presentear, segundo Fecomércio

Imagem de destaque
Dia Nacional

Informalidade de trabalhadoras domésticas aumentou após pandemia


Banhos

Publicidade


Para a coordenadora do Departamento de Micologia da SBD e autora do guia, Rosane Orofino, com a publicação, as pessoas vão saber, por exemplo, que tomar banho uma vez por dia é suficiente para a limpeza. “Pelo menos uma vez. Tem gente que não toma nenhuma”, adverte.


Orofino criticou ainda a mania de limpeza excessiva, que considera tão prejudicial como a falta de asseio. “A mensagem é essa: não exagere nem para um lado, nem para o outro. Lavar o rosto compulsivamente várias vezes ao dia, tomar banho três, quatro vezes ao dia, isso não faz bem. Não é benefício à pele nem à saúde.”

Publicidade


Em relação ao banho, a autora defende que o ideal é que seja com água morna, próxima de 37°C, a temperatura corporal, uma vez que banhos muito quentes ressecam a pele. Se a intenção for tomar uma ducha antes de sair para fazer exercícios, pode ter a temperatura de morna para fria. “Banhos mais frios podem ser tomados se a intenção é despertar o corpo para um exercício”, comentou.


Outra dica é secar bem as regiões da pele com dobras. De acordo com a médica, fungos e bactérias gostam de ambiente quente e úmido e, portanto, infecções de pele são tão frequentes em países de clima tropical e subtropical.

Publicidade


“A gente deve manter todas essas regiões de dobras bem arejadas. É por isso também que não se deve repetir uma meia, antes de lavá-la. Suas escamas estão naquela meia e você vai se reinfectar. As escamas são invisíveis. A gente troca a pele diariamente, só que a gente não vê. E os fungos ficam ali, vivos, vamos dizer assim, por muito tempo, porque a pele é uma comidinha para o fungo. A queratina, camada mais superficial da pele, é comida para o fungo. Esses são chamados de queratinofílicos, eles gostam de queratina. E a queratina tem no solo, na vegetação, na pele dos animais e na pele do ser humano. Os fungos se alimentam disso também”.


Ambientes coletivos

Publicidade


Os cuidados com a higiene evitam os problemas como micoses que, geralmente, vêm de ambientes coletivos. A médica citou vestiários, banheiros e piscinas públicas, em academias de ginástica em que a pessoa mistura escamas de sua pele, que são invisíveis, com as de outras pessoas que podem conter fungos ou bactérias. “O cuidado é importante. Não só os locais higienizarem os pisos, mas também a gente ter precaução.”


Próximo de piscina, deve-se usar chinelos de dedo. Se for fazer ginástica ou pilates, em academias, é recomendável usar proteção para o pé, seja tênis ou meia antiderrapante. Em cadeiras de piscinas, o ideal é que sejam higienizadas com frequência ou que a pessoa, na hora de deitar, estenda uma toalha para que seu corpo não tenha contato direto com aquele móvel. “A micose ou a sarna podem ser pegas em locais onde a pessoa fica muito tempo, sem proteção, com a pele em contato direto com esses locais”.

Publicidade


Atenção a colchonetes ou aparelhos em academias de ginástica ou musculação. “A pele úmida já tirou a barreira. A barreira física dela vai embora. Por isso, a gente usa creme hidratante depois do banho. Se a gente está suando em um lugar onde uma pessoa tem uma micose, deixou as escamas ali e a gente está atritando com uma pele úmida, é capaz de adquirir uma doença de pele. A solução é higienizar os aparelhos e colchonetes com hipoclorito, colocar uma toalha ou estar vestido. A roupa também protege”.


Roupas

Publicidade


Roupas íntimas, como calcinhas e cuecas, precisam ser lavadas diariamente. Deve-se trocar a roupa de cama ao menos uma vez por semana, já que as pessoas suam e têm uma flora de bactérias. As colchas podem ser mudadas em intervalos maiores, de três em três meses. Com relação aos travesseiros, a recomendação é que sejam utilizados protetores e que sejam lavados a cada três meses. O ideal, no entanto, é trocar os travesseiros a cada ano.


No caso de roupas, como blusas e camisas, usar uma vez e lavar. No caso de calças jeans, o correto é lavar com frequência. Em dias muito quentes, no verão, por exemplo, como a umidade e o calor são alimentos para bactérias e fungos, é melhor lavar a peça depois de usar devido ao suor.


Compartilhamento


Outro cuidado fundamental para a saúde da pele é não compartilhar toalhas e sabonetes em barra. Atenção: só é possível dividir produtos de higiene para o corpo quando não há contato direto da substância com as mãos, como em sabonetes líquidos ou em gel. Mesmo quando se trata de marido e mulher, esses itens não devem ser compartilhados. A especialista alerta que uma pessoa pode ter sarna e, se outra usar a mesma toalha, pode adquirir a doença infecciosa. O mesmo deve ser feito em relação a escovas de dente. “A regra básica é que objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados com ninguém, nem com a pessoa que é íntima sua”, frisa a dermatologista.


Ainda falando de sabonetes, o guia da SBD destaca ser necessário cuidado com o tipo que é usado, porque o uso indiscriminado de produtos antissépticos provoca o ressecamento da pele e a remoção da camada protetora de gordura. Assim, artigos desse tipo só devem ser utilizados sob recomendação médica, de preferência do dermatologista, e usados durante um tempo específico. “Eles são remédios, não são só sabonetes”.


Calçados


Se forem laváveis podem ir na máquina de lavar ou ficar de molho em balde com água e sabão. Já os não laváveis devem ser deixados em área arejada por 24 horas. Se o usuário estiver tratando de micose nos pés ou nas unhas, o guia aconselha o uso de desinfetante em spray, deixando depois em área arejada por 24 horas antes do próximo uso. O ideal é usar tênis e calçados fechados com meias, que podem ser lavadas normalmente sem contaminar o calçado.


Remédios


O guia da SBD adverte que a automedicação precisa ser evitada. Nenhum remédio deve ser usado sem orientação médica. O uso de antifúngicos ou outros medicamentos sem ter um diagnóstico correto pode mascarar a doença de base, havendo também risco de desenvolver alergia ao medicamento.


A recomendação geral é que, quando surgirem irritações, incômodos ou coceiras, entre outros sintomas, a pessoa deve se consultar com um médico dermatologista o mais rápido possível. Essa ação proporcionará o melhor diagnóstico e o tratamento imediato, destacou o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade