A pandemia provocou inúmeras mudanças em praticamente todas as áreas de nossas vidas, principalmente na nossa saúde mental.
A ansiedade antecipatória pandêmica é uma dessas mudanças, segundo o psicólogo Alexander Bez. "Esse tipo de ansiedade não chega a ser uma evolução da Ansiedade Pandêmica, embora ambas reportem suas origens à Sars-Cov-2.”, declarou o especialista.
De acordo com Bez, a diferença entre elas se faz justamente pela posição: a ansiedade antecipatória pandêmica faz “movimentar a conduta diária” dessa pessoa, quando ela tem uma ansiedade pelo fim da pandemia e, assim, assume que já acabou, enquanto a ansiedade pandêmica tem relação com o medo e as inconstâncias provocadas pela condição de incertezas da pandemia.
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Entretanto, a pandemia ainda não acabou e, segundo o psicólogo, isso pode trazer uma falsa sensação de segurança que pode aumentar a ansiedade, caso a situação do Covid-19 volte a piorar.
“A situação da pandemia melhorou, estamos partindo a cada dia para uma nova flexibilidade, mas alguns cuidados são necessários, como manter as medidas de proteção, seguir as orientações da ciência, vacinar-se e compreender a real dimensão da letalidade do Covid-19. Assim, não só a situação como um todo melhorará, mas, também, nós nos sentiremos seguros para enfrentar o coronavírus até que o fim dessa pandemia chegue”, finalizou Alexander.