Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Pandemia força saída de mulheres do mercado de trabalho

Simoni Saris - Grupo Folha
09 fev 2021 às 09:44
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A atendente Rita de Cássia trabalhava em uma lanchonete até o início do ano passado. Mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus e com as medidas de restrição das atividades comerciais, o patrão propôs um acordo e ela deixou o emprego. "A loja havia inaugurado há pouco tempo e o público, que era grande, caiu pela metade porque passou a atender só para delivery. Meu patrão disse que não teria como pagar todo mundo e saímos eu e mais duas pessoas”, contou.


Sem emprego e com cinco filhos, três deles em idade escolar, Rita de Cássia passou a viver apenas com a renda do bolsa-família, de pouco mais de R$ 400 mensais, e enfrentou alguns apertos financeiros nos últimos meses. Para reforçar o orçamento, fazia diárias como atendente auxiliar em um restaurante, das 6 às 16 horas, mas metade dos R$ 80 que recebia por jornada era destinada ao pagamento de uma pessoa que cuidava dos seus filhos enquanto ela estava no trabalho, já que as creches e escolas deixaram de funcionar. "Eu saía de casa às 5h20 e chegava por volta das 17 horas. Não era justo pagar menos do que isso para a menina que cuidava dos meus filhos.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Agora, Rita de Cássia tenta voltar ao mercado de trabalho, mas percebeu a redução das vagas disponíveis e um aumento do número de candidatos. No momento, a atendente sonha em conseguir uma das 200 vagas ofertadas por uma rede de supermercados. Ela passou pelo processo seletivo com outras mil pessoas e está esperançosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Leia mais na Folha de Londrina: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/pandemia-forca-saida-de-mulheres-do-mercado-de-trabalho-3057684e.html


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade