19/06/21
PUBLICIDADE
Entenda

Pandemia força saída de mulheres do mercado de trabalho

iStock
iStock


A atendente Rita de Cássia trabalhava em uma lanchonete até o início do ano passado. Mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus e com as medidas de restrição das atividades comerciais, o patrão propôs um acordo e ela deixou o emprego. "A loja havia inaugurado há pouco tempo e o público, que era grande, caiu pela metade porque passou a atender só para delivery. Meu patrão disse que não teria como pagar todo mundo e saímos eu e mais duas pessoas”, contou.



Sem emprego e com cinco filhos, três deles em idade escolar, Rita de Cássia passou a viver apenas com a renda do bolsa-família, de pouco mais de R$ 400 mensais, e enfrentou alguns apertos financeiros nos últimos meses. Para reforçar o orçamento, fazia diárias como atendente auxiliar em um restaurante, das 6 às 16 horas, mas metade dos R$ 80 que recebia por jornada era destinada ao pagamento de uma pessoa que cuidava dos seus filhos enquanto ela estava no trabalho, já que as creches e escolas deixaram de funcionar. "Eu saía de casa às 5h20 e chegava por volta das 17 horas. Não era justo pagar menos do que isso para a menina que cuidava dos meus filhos.”



Agora, Rita de Cássia tenta voltar ao mercado de trabalho, mas percebeu a redução das vagas disponíveis e um aumento do número de candidatos. No momento, a atendente sonha em conseguir uma das 200 vagas ofertadas por uma rede de supermercados. Ela passou pelo processo seletivo com outras mil pessoas e está esperançosa.


Leia mais na Folha de Londrina: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/pandemia-forca-saida-de-mulheres-do-mercado-de-trabalho-3057684e.html
Simoni Saris - Grupo Folha
PUBLICIDADE
Continue lendo
Higiene e diversão

Quatro dicas para transformar o banho das crianças em um momento divertido

19 JUN 2021 às 10h01
Folha Entrevista

Eleições e as manifestações pró e contra o governo Bolsonaro

19 JUN 2021 às 08h00
Anote essas dicas

Como escolher seus incensos: tipos, fragrâncias e propriedades

19 JUN 2021 às 06h00
Aprenda já!

Saldo positivo: uma maneira simples e eficaz de organizar as finanças

19 JUN 2021 às 00h00
Doses remanescentes da vacina

Jovens enfrentam até três horas de fila para tentar xepa de vacina contra Covid em SP

18 JUN 2021 às 17h50
Sistema de cotas

Homem com vitiligo na Bahia tenta provar que é pardo para se manter em curso de medicina

18 JUN 2021 às 17h43
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados