A Escola de Canoagem e Remo do Iate Clube de Londrina realizou na manhã de domingo (18) o 1º Passeio Econáutico João das Águas. O evento teve como objetivo celebrar o Dia Mundial pela Limpeza das Águas e também para homenagear o ambientalista João das Águas, alcunha pelo qual João Batista Moreira Souza era conhecido em Londrina. Ele morreu aos 56 anos, no dia 25 de março.
O encontro ocorreu no Lago Igapó 1 e reuniu várias pessoas, remando nas mais variadas embarcações, desde pescadores, moradores das margens do lago, atletas e praticantes da canoagem e ambientalistas, entre outros. O evento contou com membros da Escola de Canoagem e Remo de Londrina, Iate Clube de Londrina, Associação Patrulha das Águas, Instituto Rema Londrina, Siga Canoagem e população em geral.
Os canoístas partiram do Iate Clube, se encontraram com outro grupo na Patrulha das Águas e, na sequência, realizaram uma confraternização no anfiteatro do lago, próximo ao posto da Guarda Municipal.
Leia mais:

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
'Ficou esse legado'
Um dos fundadores da Patrulha das Águas, Edelson Palhares (conhecido como Papá), chegou cedo no local do passeio para inflar alguns botes que seriam usados no encontro. “Eu e ele (João das Águas) fundamos essa associação de ecoesporte para defesa de rios há 32 anos, em 1990. Compramos barcos para fiscalizar rios e lagos e passávamos relatórios para a prefeitura", lembrou.
A Patrulha das Águas é uma entidade de finalidade pública que defende a qualidade das águas. “O João partiu e ficou esse legado dele. Este é o primeiro passeio com o nome dele e pretendemos fazer isso todos os anos, colocando o maior número de barcos a remos em Londrina, mostrando o potencial da canoagem em Londrina.”
Continue lendo na Folha de Londrina.