A expressão "dor nas costas” aumentou nas pesquisas do Google nos últimos meses no Brasil. O pico nas buscas aconteceu do dia 28 de março até o dia 31 de maio. A busca continuou em ascensão e chegou a 97% de aumento, de acordo com o Google Trends, o serviço de análise de tendências do buscador.
Do mesmo modo, a busca por atividades físicas também aumentou neste mesmo período. O termo "yoga”, por exemplo, atingiu o pico de 100% nas buscas entre o dia 22 e 28 de março e continua sendo muito procurado.
Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga no Youtube e da Plataforma Girassol Yoga acredita que o aumento se deu pelo fato do acesso às atividades físicas estarem mais restritos, aumentando automaticamente a necessidade de consumir algo on-line.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
"O yoga nos convida a ter um estilo de vida mais saudável e amorosa. Principalmente nos dias atuais, prazer e criatividade são partes fundamentais para uma vida mais equilibrada”, garante a professora.
Ainda neste período, a youtuber viu os seus números de inscritos saltar de 310 mil para 622 mil durante essa quarentena. Em janeiro, a média mensal de visualizações era de, aproximadamente, 713 mil visualizações. Já em março, esse número subiu para mais de um milhão; 661 milhões e em abril o número chegou em 830 milhões de visualizações.
"Nossa comunidade não para de crescer e isso está ajudando as pessoas a se manterem firmes em seu propósito. As pessoas seguem conectadas não só por meio da Internet, mas sim unidas por algo maior e mais profundo: o estilo de vida”, resume Priscilla Leite.
Sobre as dores, a professora garante que a prática de yoga também pode ser muito benéfica para quem está de home office e pode acabar sentindo os impactos de não ter uma mesa ou cadeira confortáveis para trabalhar e estudar nesse período.
"A combinação única da respiração e das poses de yoga auxiliam na diminuição da frequência cardíaca, e o corpo entra em um estado de calma que nos dá a força psicológica para superar o estresse e a ansiedade. Além disso, essas posturas também ajudam a alongar e fortalecer igualmente os dois lados do corpo, e muitas dessas asanas se concentram nos cuidados da coluna vertebral ajudando a aliviar e reduzir as dores nas costas”, explica Priscilla.
Abaixo, a especialista separou posturas específicas para serem feitas com esse objetivo. Confira:
Deitado, cruze o calcanhar direito sobre a perna esquerda, depois coloque a sua mão direita na parte interna da coxa direita e a pressione levemente. Você sentirá um alongamento nessa parte da coxa e também no quadril. Respire e exale de forma consciente.
Ainda na mesma posição anterior, coloque a mão direita embaixo da sua perna direita. Depois, segure a sua canela esquerda com as mãos. Nesta posição o aluno sentirá o alongamento no glúteo direito. É importante manter as costas e os ombros no chão. Relaxe os ombros e respire e inspire com calma.
Ao final da posição anterior, coloque o pé esquerdo sobre o chão e cruze a perna direita sobre ele, respire e na exalação direcione as duas pernas para a esquerda. Não é necessário que os joelhos toquem o chão, mas você sentirá um alongamento nas costas. Respire e foque na exalação sem forçar. Essa postura é excelente para o alivio da dor lombar.
Depois, realize a mesma postura na outra parte do corpo.
Com os dois pés no chão, leve os joelhos gentilmente ao peito e os abra, colocando os dois pés um sobre o outro e os segure, se possível. Essa postura também é excelente para a coluna lombar e para os quadris. Respire e exale profundamente, relaxando o resto do corpo.