Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Responsabilidade social

Sustentabilidade na empresa: saiba como engajar os funcionários

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 dez 2019 às 08:35
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A responsabilidade social corporativa está em crescente ascensão. Isso porque as organizações passaram a dar mais importância e destaque para questões sociais e sustentáveis. Ademais, os consumidores analisam o que as empresas fazem e acompanham se agem de forma honesta e verdadeira com o meio ambiente e com questões de igualdade e representatividade, tanto em campanhas quanto internamente com contratações, por exemplo.

A sustentabilidade é um dos fatores que contribui para que uma organização tenha uma boa imagem e reputação diante de consumidores e do mercado como um todo. No entanto, criar campanhas e políticas de sustentabilidade por si só não dá resultado - o engajamento dos colaboradores para a causa faz total diferença. Portanto, incentivar os funcionários a entrar nessas práticas sustentáveis dentro e fora do trabalho vai agregar muito mais valor ao negócio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo três maneiras de engajar os funcionários e criar uma boa política de sustentabilidade na sua organização:

Leia mais:

Imagem de destaque
Em maio

INSS bloqueia desconto de mensalidade na aposentadoria após denúncias

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque
Mística

Gisele Bündchen fala sobre relação íntima com astrologia e diz que segredo da beleza está nas fases da Lua


Otimize o ambiente de trabalho - Antes de qualquer ação de sustentabilidade dar certo, o ambiente de trabalho precisa ser favorável às práticas "verdes”. Ou seja, é preciso que os líderes estejam abertos para mudanças antes de disseminar as ideias aos demais colaboradores.

Publicidade


Portanto, otimizar o ambiente e criar uma política de sustentabilidade antes de colocar em prática é o primeiro passo.


Prepare os colaboradores - Com o ambiente já otimizado, chega o momento de dedicar tempo para preparar os colaboradores, ou seja, criar uma cultura sustentável, capacitando todos os envolvidos na organização.

Publicidade


Dar treinamento, palestras e reuniões para disseminar o assunto são algumas das opções a se fazer. Isso contribui tanto para agregar conhecimento quanto para que eles entendam a importância disso para a empresa.


Crie campanhas internas de conscientização - Por fim, para disseminar as práticas sustentáveis e engajar de fato os colaboradores, é essencial que eles saibam quais ações podem ser feitas no cotidiano da empresa, como separar o lixo, reaproveitar materiais e reduzir gastos, por exemplo.


Para isso, faça o bom uso da comunicação interna (endomarketing). É possível criar cartilhas para informar o que pode ou não ser feito, além de colocar plaquinhas com avisos sobre o uso consciente de papel e copos descartáveis.

Para reduzir o uso de copos descartáveis, por exemplo, proporcione alternativas aos colaboradores, como o uso de canecas personalizadas da empresa. Para isso, se houver budget disponível, há a possibilidade de criar um kit sustentável em busca de disseminar as novas políticas com a caneca e outros materiais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade