Notícias

Você conhece a planta Tribulus? Veja seus benefícios na melhora do desempenho físico

22 jun 2020 às 09:48

A utilização de plantas e seus extratos para fins benéficos à saúde ganham cada vez mais espaço no universo da suplementação. A Tribulus é uma delas. O seu uso é antigo, e a gama de benefícios é ampla e permeia até no meio esportivo.

Para entender mais sobre a Tribulus e o seu papel, conversamos com a nutricionista e consultora da New Millen, Karla Maciel e fomos atrás do que a ciência já estudou sobre. Confira:


O que é?


A Tribulus terrestris é uma planta rasteira da família Zygophyllaceae, oriunda principalmente da Europa, da Ásia e da África temperada e tropical e do norte da Austrália.


Os seus frutos e sementes são utilizadas desde a antiguidade, devido aos efeitos diurético, tônico e afrodisíaco. Diferentes compostos bioativos já foram identificados na Tribulus, como saponinas esteroidais, flavonoides, glicosídeos, fitoesterois, taninos e terpenoides, pontua a nutricionista.


O uso da Tribulus na medicina é amplo. De acordo com um estudo feito por Zhu e colaboradores em 2017, a planta auxilia na melhora da função afetiva e do desempenho físico, e também exerce papel positivo nas doenças cardiovasculares. Além disto, foi identificado o seu efeito antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano e anti aging.


Qual é a importância dos hormônios na prática esportiva?


Os hormônios têm extrema importância no desempenho físico. Isso porque tanto os hormônios androgênicos quanto os estrogênicos têm papel na ativação e no aumento das células satélites, as quais atuam na regeneração muscular, além de serem capazes de se diferenciarem, o que gera o aumento do número de fibras musculares e, consequentemente, a quantidade de massa muscular, explica Karla.


Além disso, é necessário frisar a ação da testosterona no aumento da energia e disposição, o que estimula a performance e hipertrofia, além de levar a uma maior força e resistência muscular.


Qual é o papel da Tribulus na melhora o desempenho?


A melhora de desempenho físico relacionada à Tribulus ocorre devido ao fato dela auxiliar no aumento da testosterona circulante. A nutricionista comenta que além disto, essa planta ainda ajuda a promover a síntese de óxido nítrico, substância com efeito vasodilatador que aumenta a performance física.


Como a Tribulus age no corpo?


De acordo com um estudo feito por Yin e colaboradores em 2016, o possível mecanismo de ação da Tribulus ocorre através do aumento do receptor androgênico, o que estimula a síntese endógena de testosterona, principalmente pela ação das saponinas, que é o princípio ativo da planta, presentes em sua composição. Esse benefício ajuda na conservação dos músculos e no aumento de força muscular.


Apesar dos efeitos serem contraditórios em humanos, em relação ao aumento da testosterona, um estudo feito por Qureshi e colaboradores em 2014, associou o efeito benéfico da Tribulus no esporte através do aumento do óxido nítrico, que promove a vasodilatação.


Como deve ser feita a suplementação?

De acordo com Karla, indica-se o uso do extrato seco padronizado em 40% de saponinas. A dose usual é de 85 a 250 mg, três vezes ao dia, nas principais refeições. A nutricionista também pontua que o uso em atletas não acarreta em risco de doping.


Continue lendo