Pesquisar

Canais

Serviços

Times brasileiros vão em busca do tetracampeonato da Libertadores

CV Bonde
12 jan 2024 às 11:44
- StockSnap/Pixabay

Os times brasileiros vêm dominando a Libertadores ao longo dos últimos anos, mas até hoje nenhum deles venceu a competição mais do que três vezes. Isso, porém, poderá mudar na edição de 2024. E, por isso, o Código Promocional Betclic tem sido acessado por diversos torcedores que estão tentando fazer suas previsões para a disputa.


Dentre os representantes brasileiros, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo já venceram a Libertadores em três oportunidades. Dessa forma, os quatro tentam ser o primeiro tetracampeão do Brasil.


Algum deles conseguirá esse feito? Vale ressaltar que a Libertadores só ganhou importância no Brasil a partir dos anos 1990. Antes disso era comum que os times daqui utilizassem reservas ou mesmo optassem por não participar da competição sul-americana.


Naquela época, no Brasil, ainda se valorizava bastante campeonatos estaduais, regionais e, claro, nacionais. Por isso, há times argentinos que já conquistaram a Libertadores quatro ou mais vezes, mas ainda nenhum brasileiro conseguiu chegar lá.


Acontece que a oportunidade em 2024 parece muito boa para que essa marca seja alcançada, pois há um abismo econômico entre os times do Brasil e seus pares sul-americanos, o que tem garantido o domínio brasileiro na competição. Além disso, o tradicional Boca Juniors, que chegou à final da última edição, eliminando o Palmeiras na semi, não estará na disputa.


Com isso, os principais adversários dos brasileiros parecem ser eles mesmos. Fora os times já citados, Atlético Mineiro e Fluminense também estão garantidos na disputa, que ainda poderá ter Botafogo e Red Bull Bragantino, caso eles passem pela pré-Libertadores.


De todo modo, não se pode desconsiderar por completo os times sul-americanos. Os argentinos, por exemplo, apesar da crise econômica, estão sempre revelando bons jogadores – e muitos desses clubes têm uma camisa pesada e torcedores apaixonados.


Mas times do Paraguai, principalmente o Olimpia, e do Equador, como a LDU ou o Independiente del Valle, sempre podem surpreender. Portanto, embora os brasileiros entrem novamente como grandes favoritos ao título, eles não poderão se descuidar quando enfrentarem times de outros países.

Retrospecto recente

O retrospecto recente é absolutamente favorável às equipes do Brasil, que conquistaram as últimas cinco Libertadores, com Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021) e Fluminense (2023). Ademais, três dessas finais envolveram apenas times brasileiros.


Com tudo isso, apesar das dificuldades envolvidas no torneio, é possível que 2024 termine com o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores. Afinal, são quatro times de peso em busca desse feito.

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias