Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Censo 2012

Conab começa cadastramento de armazéns no Paraná

Maigue Gueths - Redação Bonde
04 jul 2012 às 11:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fazendo, desde a última segunda-feira (2), o Censo dos Armazéns existentes no Paraná. O cadastro no estado paranaense é uma etapa do trabalho do censo, que também se estenderá por outros Estados do País. O objetivo é atualizar o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de todo o País.

No Paraná, a pesquisa vai do dia 2 de julho até o dia 5 de outubro, quando os técnicos da estatal visitarão unidades armazenadoras de produtos agrícolas das principais regiões produtoras do Estado. Nas demais unidades da federação, a previsão é de que seja concluído até o final do ano. No trabalho, os técnicos avaliam a localização, características técnico-operacionais, capacidade e importância das unidades para o desenvolvimento da produção agrícola.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A atualização do cadastro poderá impactar em aumento da capacidade estática, importante instrumento de fortalecimento da política de formação de estoques estratégicos de alimentos", explica o Superintendente Regional da Conab no Estado do Paraná, Luiz Carlos Vissoci.

A Conab explica que o cadastramento é previsto na lei 9.973/2000 e Decreto 3.855/2001, e é obrigatório para todo o setor armazenador do País e é pré-requisito para a Certificação das Empresas de Armazéns Gerais.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018


Situação hoje no Brasil

Publicidade


Hoje os dados do Sistema Nacional de Cadastro de Unidades Armazenadoras (Sicarm) já estão disponibilizados na página da Empresa, onde podem ser consultadas informações sobre todos armazéns do País constantes deste Cadastro.


O Brasil tem hoje capacidade de estoque para 142,5 milhões de toneladas de produtos, sendo 82% na modalidade granel e 18% na modalidade convencional. A previsão da companhia é de que o Censo 2012 possa ampliar esse quadro.

Publicidade


Atualmente, a Conab registra no Paraná 3.571 armazéns, com capacidade estática para 27.792.838 toneladas, representando 19,5 % do total no país. O Paraná tem 80% da sua capacidade estática de armazenamento à granel e 20 % convencional, sendo que em número de armazéns 45 % são convencionais e 55 % são granéis.


O município com maior número de armazéns e maior capacidade estática é Paranaguá com 156 armazéns e 2.834.267 t, respectivamente. Serão cadastradas pessoas físicas ou jurídicas, públicas e privadas, na qualidade de proprietários, locatários, arrendatários ou cessionários e que possuem armazéns em ambiente natural. Após a vistoria, essas unidades serão declaradas aptas ou inaptas para as atividades de armazenagem.

"Para que a operação de cadastramento tenha sucesso é imprescindível o apoio dos Proprietários, Gerentes e Responsáveis Técnicos das unidades armazenadoras paranaenses, no sentido de prestarem informações precisas aos técnicos da Conab,", diz a Superintendente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade