A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou a lista das novas iniciativas de conservação da natureza que serão apoiadas a partir do primeiro semestre deste ano. No total, serão doados R$ 1,1 milhão para 23 novas iniciativas em todo o Brasil.
Desse total, R$ 572 mil irão para sete pesquisas no Paraná, uma delas sobre a anta brasileira (Tapirus terrestris), mamífero que está em perigo de extinção e será estudada no norte paranaense.
O projeto será realizado no Parque Estadual da Mata dos Godoy e em sua zona de amortecimento, que inclui áreas de Arapongas e Apucarana. A iniciativa também mapeará estratégias de conservação para outras espécies ameaçadas na norte pioneiro, como o palmito-juçara (Euterpe Edulis) e a peroba-rosa (Aspidosperma polyneuro).
Leia mais:
Os dados serão compilados em um banco de informações pela ONG responsável pela pesquisa, a Meio Ambiente Equilibrado (MAE), de Londrina. O objetivo é identificar possibilidades de ação integrada para a proteção dessas espécies, através da criação de Reservas Particulares e Corredores Ecológicos, considerando os riscos que enfrentam na região: crescimento urbano acelerado, intensa atividade agropecuária e destruição de remanescentes florestais.