A Universidade Estadual de Londrina vai incentivar os Colegiados de Cursos a adotar o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que foi aprovado recentemente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho de Administração (CA). O curso de Enfermagem da UEL foi o primeiro a criar o núcleo.
A finalidade do NDE é assessorar o Colegiado em discussões que envolvam o acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso. É o que explica a pró-reitora em exercício, professora Maria Helena Guariente, que fala sobre as principais atribuições do núcleo. "O NDE vai trabalhar junto com o colegiado para auxiliar em ações de gestão de cada curso de graduação", salienta.
A professora Maria Helena aponta que o NDE é um instrumento legal usado nos processos de avaliação, portanto, a criação de novos cursos e renovação de reconhecimento. "O núcleo ajuda inclusive a pensar as reformulações do Projeto Pedagógico dos cursos", acrescenta.
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A resolução CEPE/CA nº 142/2013 normatiza as atribuições do NDE. Entre elas estão: contribuir para a concretização do perfil profissional do egresso do curso; fomentar a interdisciplinariedade nas diferentes atividades de ensino; além de incentivar o desenvolvimento de pesquisa em ensino, pesquisa e extensão, conforme as necessidades da graduação, como as políticas públicas ligadas à área de conhecimento do curso.
Vale ressaltar que o funcionamento do núcleo será de responsabilidade de cada Colegiado de Curso. Portanto, o núcleo deverá ser constituído por um mínimo de cinco professores do corpo docente do curso, sendo que os integrantes deverão dispor de duas horas semanais para as atividades específicas do NDE.
Enfermagem " A professora Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza, coordenadora do NDE do curso de Enfermagem da UEL reforça que o principal papel do núcleo é a assessoria e consultoria no que diz respeito às questões pedagógicas do curso. "O núcleo visa orientar os processos de decisão do colegiado conforme as demandas vão surgindo", diz.
Na avaliação da professora, o NDE do curso de Enfermagem proporciona "momentos de interação das diversas áreas do curso. São reuniões periódicas que geram grandes discussões e reflexões, que também resultam em processo de capacitação permanente do corpo docente", conclui.