A Secretaria Estadual da Educação divulgou a lista de cooperativas e associações de pequenos produtores selecionadas para fornecer alimentos para a merenda escolar. Para este ano serão destinados R$ 47,5 milhões aos pequenos produtores rurais que atenderão 2.500 escolas da rede estadual, incluindo as de educação especial. O montante de recursos quase 16 vezes maior que o investido em 2010 e 47% superior ao valor de 2013.
Foram selecionadas 136 cooperativas em todo o Paraná. "Esses produtores participaram da chamada pública e atenderam aos requisitos exigidos pelo governo", explicou a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski.
FRUTAS E HORTALIÇAS
Leia mais:
Participaram da chamada pública pequenos produtores paranaenses vinculados a cooperativas e associações de agricultores familiares. Durante o ano letivo de 2014 eles fornecerão para a merenda dos alunos frutas, sucos, hortaliças, leite, panificados, produtos de origem animal e alguns processados como mel, doces, geleias, arroz, feijão, canjica, fubá, macarrão e molho de tomate.
A ampliação da oferta de frutas e hortaliças na alimentação escolar foi uma medida adotada pela Secretaria Estadual da Educação para contribuir com a geração de renda no campo e também para a saúde dos alunos.
"Com mais frutas e hortaliças no cardápio, os alunos são incentivados a ter hábitos saudáveis na escola e também em casa. É uma ação importante para o enfrentamento do sobrepeso dos estudantes, além da melhorar a renda dos pequenos produtores rurais", explicou Márcia.