Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Construção Civil

Concreto polimérico desenvolvido pela UEM recebe reconhecimento de patente

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 dez 2021 às 22:25
- UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebeu o reconhecimento de patente do “Concreto Polimérico a Partir da Reciclagem de Embalagens PET, Resíduos Sólidos Finos e Óleo Vegetal Usado”. O produto tem aplicação na construção de moradias e na pavimentação de calçadas, podendo ser fabricado na forma de tijolos, blocos e placas modulares. 


O Concreto Polimérico é semelhante ao concreto convencional, mas é totalmente ecológico. Ele é produzido a partir de resíduos ambientais como embalagens PET picotadas, óleo vegetal e resíduos finos à base de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, pó de pedra, resíduos de rochas ornamentais e pó de serra, que substituem a areia, o cimento e a água. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com o professor do Departamento de Química Eduardo Radovanovic, um dos colaboradores do trabalho, se comparado ao concreto convencional, o produto tem maior resistência química e mecânica. Nos testes, ele não apresentou fratura ou desgaste aparente quando exposto ao mau tempo. A baixa absorção de água evita a infiltração e reduz a corrosão. Além disso, ele reduz o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de embalagens PET e óleo.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no próximo domingo (5)

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Júri de bolsonarista que matou petista fica indefinido com liminar e questionamentos da defesa

Imagem de destaque
Alunos participam da produção

Jornal impresso incentiva leitura nas escolas municipais de Londrina

Imagem de destaque
Instituição protagonista

Campus de Jandaia do Sul da UFPR completa 10 anos e vai ganhar sede própria


O produto foi o 49º da UEM a ter patente concedida pelo Inpe (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Os responsáveis pela invenção são Eurica Mary Nogami (in memorian), Eduardo Radovanovic, Edivaldo Egea Garcia e Edgardo Alfonso Gómez Pineda. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade