Pesquisar

Canais

Serviços

- Arquivo Agência Brasil
Veja dicas para pensar numa carreira!

Dia do Estudante: como escolher uma profissão?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 ago 2021 às 06:01
Continua depois da publicidade
O momento de escolher uma carreira costuma gerar muitas dúvidas, medos e incertezas nos jovens, principalmente naqueles que acabaram de sair do ensino médio. Dados de uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), feita em 2020, revelou que a taxa de desocupação entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade é de 29,8%, reflexo dessa dificuldade na escolha de uma carreira que tem afinidade.


A coordenadora acadêmica da Pitágoras Unopar Catuaí, Marcelle Zacarias Silva Tolentino Bezerra, destaca que a preocupação e dificuldade de escolha é completamente normal, pois envolve diversos fatores. Segundo a especialista, é essencial escolher o segmento que tem maior afinidade. “O jovem deve ter como primeiro passo a escolha da área de atuação. Hoje temos inúmeras opções, então filtrá-las é o ideal. O segundo passo é a escolha da faculdade que possui o curso que você deseja cursar, avaliando nesse processo também a estrutura da instituição e o corpo docente”, explica a coordenadora.


Além desses fatores, existe uma preocupação extra que costuma afetar muitos jovens: a interferência da família. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin apontou que 26% dos entrevistados confirmaram a pressão familiar na escolha da profissão. A coordenadora alerta que essa cobrança dos pais não faz bem para os para os filhos. “Os pais até podem orientar os filhos, no entanto, não é bom impor a profissão para eles. O ideal é apoiá-los no curso que eles escolheram, pois isso dá segurança e faz total diferença na vida acadêmica”, diz.


A professora elencou outros pontos para ajudar os jovens na escolha da graduação:

Escolha do curso e onde estudar

Continua depois da publicidade

Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração. Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia, e abrange vários cursos ligados à saúde como Enfermagem e Odontologia.

Continua depois da publicidade

Não se preocupe se errar

É comum achar que decidir a graduação é um momento de “tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem.


Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas. O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta. 

Mercado de trabalho

Continua depois da publicidade

O grande desafio atualmente é o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, é extremamente importante escolher bem a universidade que você deseja cursar sua graduação. As unidades da Kroton, empresa B2C do grupo Cogna, oferecem a toda a comunidade o Canal Conecta. No site é possível encontrar diversos vídeos gratuitos com informações sobre profissões, remuneração, atuação profissional e mercado de trabalho. Além disso, a plataforma oferece dicas de como produzir um currículo, conseguir o primeiro estágio e como utilizar o digital para conseguir um novo emprego.

Siga a profissão que te deixa feliz

Se você seguir a profissão que deixa feliz, com certeza terá sucesso na carreira, pois irá realizá-la com dedicação e paixão. Além disso, terá mais motivação, pois você se sente realizado. Isso te torna um profissional mais produtivo e disposto a trabalhar duro para alcançar resultados satisfatórios.

Continue lendo