Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Saiba mais

Dia do Vestibulando: O que levar em conta na hora de escolher a faculdade e o curso de graduação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 mai 2021 às 11:18
Continua depois da publicidade

Decidir uma profissão a seguir nunca é fácil. Sempre surgem muitas dúvidas e incertezas sobre o campo profissional de uma determinada área, principalmente quando os alunos estão saindo do ensino médio.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


De acordo com a coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade Pitágoras Unopar, Marcelle Bezerra, a preocupação é completamente normal. "Para o vestibulando, a escolha do curso é o primeiro passo e, pelas ofertas serem inúmeras, o indicado é que primeiro se defina a área que deseja estudar para filtrar as opções de curso e entender detalhadamente cada um”, explica a coordenadora.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Em comemoração ao dia do Vestibulando, celebrado nessa segunda-feira (24), a professora elencou algumas dicas para ajudar na escolha da faculdade e o curso de graduação.


Como escolher a faculdade


Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação, podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração.

Continua depois da publicidade


Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde como Medicina, Enfermagem e Odontologia. Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequa ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como: As oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; seus gostos e habilidades pessoais.


Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?


Existem três tipos de curso superior no Brasil, o bacharelado, licenciatura e curso tecnológico. Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso.


Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista. Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos. São a melhor escolha para quem quer ser professor. Os tecnólogos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho. Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.


Onde estudar


Depois de escolher um curso, você ainda precisa decidir onde estudar. Nas faculdades públicas a concorrência é sempre muito alta. Então boa parte dos estudantes acaba optando pelo ensino privado, onde é sempre mais fácil conseguir vagas em todos os cursos. Porém, é fundamental avaliar se a faculdade é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.


Também é preciso avaliar quesitos como as instalações que a instituição oferece a seus alunos e qualificação dos professores. E não dá para deixar de falar na questão das mensalidades, especialmente para quem tem o orçamento apertado. Aqui a dica é procurar faculdades que oferecem condições especiais aos estudantes, como bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios de descontos.


Não se preocupe se errar


É comum achar que decidir a graduação é um momento de "tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem.

Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas! O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.


Continue lendo