Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
90 questões

Enem: TPM, criptomoedas e aplicativos de entrega são temas de segundo dia de provas

Simoni Saris - Grupo Folha
13 nov 2023 às 09:30
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Milhares de estudantes realizaram a segunda fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 neste domingo (12), em Londrina. 


A partir das 12 horas, quando foi liberado o acesso aos alunos, o movimento era intenso em todos os locais de prova. Com o calor beirando os 40 graus, garrafas de água tornaram-se itens tão essenciais quanto a caneta e o RG. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os participantes tiveram cinco horas para responder 90 questões de ciências da natureza e de matemática. No país, o índice de abstenção foi de 32%.

Leia mais:

Imagem de destaque
JARDIM BANDEIRANTES

Londrina: EJA tem matrículas abertas no CCI Oeste para idosos acima de 60 anos

Imagem de destaque
46 vagas no estado

Concurso Caixa: região norte do PR é contemplada com dez vagas imediatas

Imagem de destaque
600 mil isentos

Concurso Nacional Unificado tem 2,1 milhões de inscritos

Imagem de destaque
Prova em maio

Vestibular 2024.2 da UTFPR oferta 4.219 vagas em 106 cursos; inscrições começam em 26 de fevereiro


As questões do segundo dia de provas do Enem 2023 abordaram o funcionamento da vacina contra a covid-19, a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) e matemática financeira.

Publicidade


Assim como na primeira etapa, realizada no domingo anterior (5), a prova começou às 13h30, meia hora depois do fechamento dos portões, e o horário de encerramento era às 18h30. Mas duas horas após o início do exame, muitos alunos já deixavam as salas. 


Na avaliação sobre o nível de complexidade exigido na segunda fase, as opiniões dos candidatos se dividiram.

Publicidade


“A prova não estava tão difícil, mas eram muitas questões e tinha que ter calma. Tem muito texto, tem que ler bastante e saber interpretar para entender o que a questão está pedindo. Não estava complicado, mas era mais para desgastar o candidato”, comentou Luiz Gustavo Silva Costa, que pretende ingressar na faculdade de direito. 


Mesmo cansativas, o estudante diz que conseguiu responder às questões com tranquilidade. “Acho que vou conseguir uma boa nota.”

Publicidade


Com o objetivo de conquistar uma vaga no curso de artes visuais, Caroline Romero Alencar tem maior facilidade com as disciplinas na área de humanas e, por isso, achou a prova deste domingo mais difícil do que na semana anterior. 


“Tenho bastante dificuldade com exatas e biológicas, mas acredito que tenha ido bem, principalmente nas matérias de química e biologia. Mas matemática e física, não fui bem. O conteúdo da prova de matemática era bem básico, mas estava difícil para mim. No geral, acho que fico na média de 600 a 700 pontos”, avaliou.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
TPM, criptomoedas e aplicativos de entrega são temas de prova do Enem
Segunda fase, realizada neste domingo (12) em todo o país, teve questões anuladas e índice de abstenção de 32%
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade