Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja o que pode levar

Mais de 3,9 milhões de candidatos devem resolver prova do Enem neste domingo

Redação Bonde
03 nov 2023 às 18:29
- Wikimedia Commons
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste domingo (5), mais de 3,9 milhões de pessoas farão as provas do primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.


Os participantes terão cinco horas e trinta minutos para resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; língua estrangeira escolhida na inscrição (inglês ou espanhol); além de redação. Já as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no domingo seguinte, 12 de novembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No primeiro domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação ocorrerá às 13h30 e o encerramento às 19h. Os participantes que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) terão uma hora a mais para concluir as provas. O exame segue o horário de Brasília.

Leia mais:

Imagem de destaque
3ª maior causa de mortes

Casos de AVC aumentaram 70% em 30 anos, mostra estudo

Imagem de destaque
Prepare-se!

Primavera terá clima seco até meados de novembro, apontam institutos

Imagem de destaque
Premiação

Escola do Brasil está entre as três melhores do mundo

Imagem de destaque
42 inscritos a menos

Vestibular da UEL mantém média e registra 16.338 inscritos


Os participantes podem conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, as informações referentes ao local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões, bem como escolha da língua estrangeira, atendimento especializado e tratamento por nome social, caso tenha sido solicitado pelo participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

Publicidade


Imagem
Reta final para o Enem: descansar o corpo e a mente é essencial para um bom resultado
A poucos dias da primeira etapa da maratona que é a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece no próximo domingo (5), os candidatos devem ficar atentos a algumas orientações.


O participante que precisar comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.


Para acessar a sala de aplicação, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto.

Publicidade


Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame. No momento da aplicação, não será permitido também o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.


Imagem
Enem: alunos afetados pelas chuvas no Paraná podem solicitar reaplicação das provas
O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) emitiu nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase do Enem deste domingo (5) para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no Paraná.


Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.


A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. Contudo, o Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade