Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Clube de Leitura da FOLHA debate Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo

Laís Taine - Grupo Folha
16 fev 2021 às 09:33
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


"E Amâncio sentia necessidade de dar começo àquela existência que encontrara nas páginas de mil romances. Todo ele reclamava amores perigosos, segredos de alcova e loucuras de paixão”. Amâncio é o personagem principal do Casa de Pensão, romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo, publicado em 1884. A obra foi debatida no podcast Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022, da FOLHA.

Esta é a 9ª edição do podcast, que discute com especialistas as dez obras listadas para o Vestibular 2021, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Nesta edição, Cláudia Bergamini, professora de teoria literária e literatura comparada da Universidade Federal do Acre, foi convidada para comentar a obra. Bergamini também foi professora de literatura brasileira em colégios de Londrina e possui livros publicados na área de literatura, dois deles, sobre obras de vestibulares da UEL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



"Amâncio é o nosso personagem principal nesse livro narrado em terceira pessoa, um narrador observador, que está presente, conhece tudo que está acontecendo com os personagens. O Amâncio é um menino do Maranhão que vai morar na cidade grande e o pai morre, a exemplo do que acontece na vida de Aluísio”, comenta a professora. O autor também nasceu no Maranhão, vai para o Rio de Janeiro e volta à cidade natal após a morte do pai.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/clube-de-leitura-da-folha-debate-casa-de-pensao-de-aluisio-azevedo-3058417e.html


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade