"E Amâncio sentia necessidade de dar começo àquela existência que encontrara nas páginas de mil romances. Todo ele reclamava amores perigosos, segredos de alcova e loucuras de paixão”. Amâncio é o personagem principal do Casa de Pensão, romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo, publicado em 1884. A obra foi debatida no podcast Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022, da FOLHA.
Esta é a 9ª edição do podcast, que discute com especialistas as dez obras listadas para o Vestibular 2021, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Nesta edição, Cláudia Bergamini, professora de teoria literária e literatura comparada da Universidade Federal do Acre, foi convidada para comentar a obra. Bergamini também foi professora de literatura brasileira em colégios de Londrina e possui livros publicados na área de literatura, dois deles, sobre obras de vestibulares da UEL.
"Amâncio é o nosso personagem principal nesse livro narrado em terceira pessoa, um narrador observador, que está presente, conhece tudo que está acontecendo com os personagens. O Amâncio é um menino do Maranhão que vai morar na cidade grande e o pai morre, a exemplo do que acontece na vida de Aluísio”, comenta a professora. O autor também nasceu no Maranhão, vai para o Rio de Janeiro e volta à cidade natal após a morte do pai.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/clube-de-leitura-da-folha-debate-casa-de-pensao-de-aluisio-azevedo-3058417e.html