Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Premiação Nacional

Colégio de Aplicação de Londrina ganha certificados Ouro e Diamante por desempenho no Ideb

Redação Bonde com Agência UEL
18 ago 2021 às 14:35
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Colégio de Aplicação Pedagógica Professor José Aloísio Aragão foi um dos que recebeu o Certificado Diamante pelo desempenho de seus alunos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Criado pelo governo federal em 2007 para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, o Ideb é bienal e o último foi realizado em 2019. A diretora do colégio, professora Tânia Costa Fernandes (Departamento de Educação), esteve em Curitiba, dia 13, na cerimônia que conferiu os certificados.


O Certificado Diamante é uma premiação criada pela Secretaria Estadual da Educação e do Esporte e homenageia as escolas com os melhores desempenhos no último Ideb. Vale lembrar que o Colégio já havia recebido o Certificado Ouro, em cerimônia realizada no Teatro Marista, em Londrina, no dia 6 de agosto, e apenas 15 escolas do estado foram contempladas com o Diamante. Isto coloca o Aplicação na elite das escolas públicas estaduais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O certificado Ouro homenageia as escolas com os melhores índices e os maiores avanços (com relação ao Ideb 2017), divididas em dois grupos, por níveis socioeconômicos, tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio. Dentro de seu grupo, de escolas localizadas em áreas de maior nível socioeconômico, o resultado foi de 6,6 no EF (Ensino Fundamental) e 5,0 no EM (Ensino Médio), colocando o Aplicação na terceira posição do EF e na quinta posição do EM no Núcleo Regional de Educação de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


O Paraná foi o estado com a alta mais expressiva desde o índice anterior, no Ensino Médio, subindo de sétimo para quarto lugar no país. Já no Ensino Básico, o salto foi do sétimo para o terceiro lugar nacional. Os dados mostram ainda que colégios de 90% dos municípios do Paraná alcançaram alta no desempenho de alunos do Ensino Médio, e que houve redução da diferença da nota entre o ensino privado e o ensino público no Paraná.


Trabalho de equipe - Para a diretora do Aplicação, estes resultados são um reflexo direto do trabalho de toda a equipe do Colégio – corpo docente, corpo pedagógico e mesmo as famílias dos alunos, que se envolvem em sua educação. Segundo ela, é o seguimento a uma proposta pedagógica e a um trabalho sério e qualificado, pelo qual tanto ensino fundamental quanto médio acabam se destacando em todo o estado. "É um Colégio de Aplicação, onde são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão, o que vai ao encontro do que a UEL (Universidade Estadual de Londrina) oferece à população londrinense”, afirma Tânia Fernandes. Para ela, o reconhecimento também representa um agradecimento a todos os professores e outros profissionais que atuam no Aplicação.

História - Os Colégios de Aplicação foram criados por um decreto federal de 1946, com o objetivo de aprimorar a formação de educadores e servir de campo de experimentação pedagógica. O de Londrina nasceu "Ginásio Estadual de Aplicação”, em 20 de junho de 1960, ainda junto à Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, que veio a compor a UEL. Em 18 de setembro de 1967, o Ginásio se tornou Colégio. Atualmente, ele é órgão suplementar da Universidade, vinculado academicamente ao Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade