Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vestibular UEL

Cops divulga relação dos candidatos que terão redação do Vestibular 2021 corrigida

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2021 às 11:50
- Gustavo Carneiro/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL publicou nesta terça-feira (15) a relação dos candidatos que terão a redação corrigida dentro do processo do Vestibular 2021. A lista contém 6.510 nomes e será publicada no site da Cops. A publicação será a última divulgação oficial antes da publicação dos classificados na 1 ª Convocação, no próximo dia 5 de julho.


As provas do concurso foram aplicadas no último dia 30 de maio, em 75 locais diferentes de Londrina, desafiando vestibulandos à prova de 50 questões de múltipla escolha sobre o tema "Fronteiras”, e mais a redação (tema único) sobre os efeitos da pandemia do novo Coronavírus. A aplicação do concurso adotou protocolos rígidos de higiene e o distanciamento social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aprovação

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Na avaliação da coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, a divulgação dos candidatos que têm direito à correção da redação equivale à conquista da aprovação da 1ª fase do Vestibular, considerando o modelo tradicional do Vestibular da UEL, em duas fases. De acordo com o edital do concurso, o candidato necessita fazer 26% na prova de Conhecimentos, Língua Portuguesa e Literaturas e de Línguas Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol).

Publicidade


De acordo com a professora, o edital prevê o chamamento de cinco vezes o total de vagas oferecidas para cursos com concorrência superior a 15 candidatos/vaga. Cursos com menor concorrência terão o chamamento de três vezes o total de vagas disponíveis. Outra informação importante para os candidatos, é que as provas são corrigidas por uma equipe formada por 15 professores da área de Língua Portuguesa, com experiência na área de produção textual.


Prova

Publicidade


A edição 2021 do Vestibular da UEL desafiou os candidatos a produzir um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 25 linhas, baseados em três textos apresentados, que abordavam razões que levam pessoas a transgredir medidas de enfrentamento à Covid-19. Entre os textos apresentados estava uma matéria da Agência UEL / O Perobal, publicada em janeiro deste ano, sobre estudo desenvolvido no Departamento de Psicologia e Psicanálise do CCB (Centro de Ciências Biológicas) da UEL, sobre perfil antissocial de pessoas que não cumprem medidas na pandemia. Outro texto apresentado revelou o caso de uma família de Mato Grosso condenada a pagar multa de R$ 20 mil por desrespeitar o isolamento social. O outro texto base era a chegada de 2021 marcada pelo desrespeito ao distanciamento, durante as festas de Réveillon no Brasil.


O Manual do Candidato/Vestibular2021 prevê que a produção textual precisa ter ponto de partida e de chegada assim como deve ser visto na sua totalidade. De acordo o Manual, é preciso considerar as múltiplas dimensões do texto como dimensão linguística (recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais), a textual (configuração do texto em gêneros e sequências), a sociopragmática e discursiva (interlocutores e seus papéis sociais, suas motivações e propósitos na interação; restrições da situação, momento social e histórico) e a cognitivo-conceitual (conhecimentos sobre o mundo).

Publicidade


Datas importantes referentes ao Vestibular 2021


5 de julho – publicação dos classificados na 1 ª Convocação

Publicidade


5 a 8 de julho – Pré‐matrícula dos classificados na 1ª convocação, no site Portal do Estudante.


5 a 8 de julho – Lista de Espera única. Declaração de interesse, via internet, no site da Cops

Publicidade


5 de julho – Divulgação do Boletim de Desempenho do Candidato


13 de julho – Publicação dos classificados na 2 ª Convocação

Confira o Calendário completo, com demais datas de chamadas e matrículas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade