Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Deputada questiona governo sobre protocolo de segurança no retorno às aulas presenciais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 fev 2021 às 17:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) protocolou na sessão desta terça-feira (9) da Assembleia Legislativa do Paraná um "envio de expediente”, questionando o governo do estado sobre o "Protocolo de Volta às Aulas”. Em outras palavras, a deputada quer saber: que critérios e regras estão sendo adotadas pela Sesa (Secretaria do Estado da Saúde) para garantir segurança e proteção dos professores, funcionários das escolas e estudantes no retorno às aulas presenciais, previsto para acontecer a partir do dia 18 de fevereiro no Paraná?


"É preocupante olharmos para os números de casos confirmados nas regionais e no estado como um todo, das vidas ceifadas pela COVID-19 e também para o número de pessoas já vacinadas, sabendo que os professores, funcionários e estudantes não estão entre essa população imunizada ainda, e não temermos por esse retorno apressado. O Governo do Estado tem essa responsabilidade nas mãos e precisa, no mínimo, assegurar as condições e o respeito à população, mediante critérios técnicos e regras claras, transparentes e responsáveis”, alerta Luciana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A deputada lembra que diversos países que anteciparam o retorno das aulas presenciais, antes de imunizar a população, tiveram de voltar atrás diante da tragédia do aumento de casos e de óbitos, a exemplo da França e da Alemanha. "Vimos isso acontecer em países mais adiantados e responsáveis que nós no combate à pandemia. Não podemos concordar com medidas apressadas e com um ambiente de insegurança nas escolas do estado, por isso a nossa preocupação”, acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas


Para a deputada, a Secretaria da Saúde precisa explicar se definiu um limite de alunos por turma para preservar o distanciamento no espaço escolar, quantos profissionais da área de limpeza e de conservação serão necessários para atender as escolas, como será garantido o fornecimento de máscaras descartáveis ou de pano (reutilizáveis) aos estudantes cujas famílias não possam comprar esses itens e quais EPI's (equipamentos de proteção individual) e de que forma serão distribuídos aos profissionais da educação.

Recentemente, o governo do estado enviou mensagem à Alep, visando considerar como de natureza essencial as atividades e serviços educacionais, prestados no âmbito do Sistema Estadual de Ensino e, antes dela, o decreto que autoriza a volta às aulas presenciais, desde que cumprido protocolo e medidas de controle sanitário para enfrentamento da Covid-19. "Um protocolo bem definido e bem estabelecido, favorece a padronização dos procedimentos e nas medidas adotadas nas escolas. Não fica cada um por si, se virando na medida das suas possibilidades e de maneira desigual. Por isso, nossa cobrança de responsabilidade e de respeito nessa questão por parte do estado”, concluiu Luciana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade