Notícias

Divisão de Artes Cênicas da UEL promove bate-papo online sobre teatro

05 mai 2020 às 11:47

A Divisão de Artes Cênicas, da Casa de Cultura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), promove na próxima quinta-feira (7), às 17 horas, um bate-papo ao vivo sobre "Teatro e contra-hegemonia". O convidado é Vicente Pereira Jr., graduado em Artes Cênicas pela UEL (2004) e assessor em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc. Ele também é doutorando pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - onde desenvolve estudos sobre teatro. O evento vai ser transmitido no perfil @divisãodeartescenicasuel.

O bate-papo vai permear as estratégias de sobrevivência de grupos teatrais, em meio às tensões estabelecidas com relação ao elitismo, ao racismo, à hegemonia regional e outras formas de autoridade presentes no campo cultural brasileiro. A conversa tem como base a relação entre teatro e política no Brasil, marcada pela atuação de grupos dos anos 60 - em especial os que marcaram posição contrária e combativa com relação à ditadura militar.


As contribuições dos grupos na época diz respeito à popularização dos temas e das formas teatrais, para o pensamento crítico nas artes cênicas, para a nacionalização dos textos e a expressão cultural de estratos sociais subalternos, que repercutem ainda hoje em boa parte do que é apresentado nos palcos do país.


Convidado

Vicente Pereira Jr. é doutorando e mestre em artes cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona e Itaú Cultural, bacharel em artes cênicas pela UEL. Desde 2012, é analista em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, atuando como curador e na coordenação dos projetos Palco Giratório e Sesc Dramaturgias. É fundador da Cia. de Teatro Asa-Delta, na favela da Rocinha, atuante entre os anos de 2007 e 2014. Ele também coordenou a Mostra de Artes das Favelas, realizada entre 2011 e 2013, em diferentes comunidades do Rio de Janeiro, além de coordenador de projetos na ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro , entre 2008 e 2012.


Continue lendo