A Eduel (Editora da UEL) está lançando neste início de ano o livro "Estudos em Análise do Comportamento sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, organizado pela professora Paula Suzana Gioia, do Programa de Psicologia Experimental e Análise do Comportamento, também integrante do Laboratório de Psicologia Experimental da PUC de São Paulo. A obra tem 186 páginas, dividida em seis capítulos de autoria de pesquisadores da UEL, PUC, Mackenzie, Universidade Federal de Roraima e Universidade Federal do Espírito Santo. O livro sai com preço de R$ 46,00 e pode ser adquirido no site da Eduel.
A obra representa o resultado de estudos realizados em várias Universidades brasileiras com foco no TEA (Transtorno do Espectro Autista), anteriormente considerado uma condição rara, que atingia uma em cada 2 mil crianças. Hoje, as pesquisas demonstram que o TEA incide em uma em cada 54 crianças. Os artigos são apoiados na Análise do Comportamento e se direcionam a diferentes públicos como estudantes interessados em iniciar o fazer pesquisa; pesquisadores que podem ser instigados a levantar novos problemas relacionados ao tema e aqueles que atuam na intervenção, que podem, em sua prática, aplicar os procedimentos apresentados na obra.
A organizadora, professora Paula Suzana Gioia, trabalha com a temática autismo desde 2008. Ela explica que o livro acaba despertando grande interesse do público leitor frente à expansão de crianças que apresentam dificuldade de comunicação. Paralelamente à essa expansão, vários profissionais da área de saúde, incluindo a Psicologia, têm se debruçado sobre o tema buscando respostas para tratamentos adequados e as causas do autismo.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
"Esperamos que seja uma grande motivação para todo mundo. Profissionais de várias áreas, entre eles professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e médicos, que têm que aprender a investigar e lidar com esse público”, cita ela, salientando também que as diversas pesquisas mundiais desenvolvidas têm melhorado os métodos de diagnósticos do TEA e aumentado sua precisão, ao mesmo tempo em que os estudos da área educacional crescem na mesma ordem. "Hoje temos mais recursos para lidar com os estudantes autistas”, conclui a pesquisadora.
Autores – Além da professora Paula Suzana Gioia, que organiza a obra e assina dois artigos, o livro traz a colaboração de pesquisadores de outras seis Instituições. O primeiro capítulo "Transtorno do Espectro Autista: Aspectos Etiológicos, de Desenvolvimento e Preventivos” é assinado por Silvia Cristiane Murari e Nilza Micheletto.
O Capítulo 2, "ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no tratamento de indivíduos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, traz os autores Cíntia Guilhardi, Juliana P. de Godoi Fialho, Leila Bagaiolo e Claudia Romano Pacífico. O capítulo 3,"Diferentes Contingências de Ensino de Somas”, é assinado por Fernanda C. Marques Garner e Paula S. Gioia. O capítulo 4 "Procedimentos Adicionais para o Ensino da Leitura”, tem como autores os pesquisadores Larissa Chaves de Sousa Santos e Paula S. Gioia.
Já o capítulo 5 "Programa de Psicoeducação de Pais para Manejo de Problemas de Comportamento de Crianças”, tem os autores Naiara Adorna da Silva, Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Gisele da Silva Baraldi e Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira. Finalmente, o capítulo 6, "Aplicações da Tecnologia de Realidade Virtual ao Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão da Literatura”, é assinado por Verônica Haydu, Marcelo Henklain e Elizeu Borloti.