Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para aumentar a renda

Em busca de qualificação profissional brasileiros optam por cursos on-line, diz pesquisa

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
25 nov 2021 às 14:32
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cursos on-line são vistos como oportunidades para promover desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, são a escolha de quem busca adquirir conhecimento adequando à rotina de trabalho, estudo e demais afazeres do dia a dia. 


Uma pesquisa divulgada nessa semana, pela Hortmart, mapeou o perfil dos consumidores de cursos on-line e concluiu que a maioria desses estudiosos recorre à formação a distância e de curta duração almejando transição de carreira e aumento na renda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com dados da Hortmart, plataforma que oferece aulas e outros produtos digitais como e-books e mentorias, dois terços do público consumidor de cursos on-line são mulheres, cuja faixa etária predominante é de pessoas entre 25 e 34 anos, os chamados "millenials". 

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Os principais temas de interesse desse público, segundo a pesquisa, estão relacionados às áreas de finanças e negócios; marketing e vendas; carreira e desenvolvimento pessoal.

Publicidade


Para 93% dos entrevistados, os cursos os ajudaram ou estão ajudando na transição de carreira. Nesse contexto, 38% citaram querer aumentar a renda ou salário atual como a principal motivação. Já 35% afirmaram que queriam gerar uma nova renda ou renda extra. 


Para 15% a busca foi para mudar de área de atuação e para 9%, trocar de carreira. Já aqueles que procuraram um curso on-line para ter mais conhecimento sobre um novo assunto ou tema foram 44%.

Publicidade


Ainda conforme a pesquisa, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que atingiram total ou parcialmente seus objetivos, enquanto cerca de 68% respondeu que foi possível alcançar pelo menos em parte os objetivos financeiros que os levaram a fazer o curso, e cerca de metade declarou ter aumentado a renda depois de fazer o curso.


Pessoas das classes B e C são as que mais se destacam entre os consumidores de cursos on-line, representando 80% do total. Desses, pelo menos 72% possuem o ensino superior completo.


Para a vice-presidente de marketing da Hotmart, Nathalia Cavalieri, o mercado dos cursos on-line tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente com a pandemia. “Como a necessidade do isolamento social fez com que as pessoas e empresas se adaptassem aos eventos, trabalhos e reuniões on-line, isso se estendeu também para a área da educação”, destaca.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade