Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba como participar!

Encontro virtual gratuito sobre estresse e esgotamento mental abre inscrições

Redação Bonde com N.Com
15 set 2021 às 17:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a correria do cotidiano, é comum conhecer pessoas que se sentem ou já se sentiram extremamente cansadas. Mas, quando a sobrecarga aumenta, é provável que essas pessoas sofram esgotamento mental ou estafa mental. Para falar sobre isso e alertar as mulheres sobre os cuidados que são necessários para manter a saúde mental, a SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) realizará uma roda de conversa, nesta sexta-feira, 17, às 15h, pela internet.


O encontro é gratuito e aberto às mulheres com 18 anos ou mais. Para se inscrever é preciso entrar em contato com a Secretaria da Mulher, pelo WhatsApp (43) 99945-0056. O link da sala do Google Meet, onde acontecerá a roda de conversa, será enviado posteriormente pelas servidoras da SMPM. A psicóloga Waldeciria Costa será mediadora dos debates. Ela é doutora em Psicologia Social, pela Universidade do Minho- Braga, situada em Portugal, e já realizou diversos trabalhos na área de psicologia organizacional, violência, gênero e imigração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo é falar sobre o estado emocional, que decorre de uma carga excessiva de trabalho e estresse nas tarefas do dia a dia. “Com a correria do dia a dia, estamos sujeitas a vários fatores de estresse, como as cobranças e prazos no trabalho, vida acadêmica atribulada, e sobrecarga de funções e responsabilidades relacionadas com a vida social e familiar. Tudo isso pode nos levar ao esgotamento mental. Precisamos falar sobre o assunto, para desenvolvermos estratégias que nos ajudem a reduzir os fatores de estresse”, disse a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


É frequente ver esse estado emocional (decorrente do excesso de atividades do cérebro) em pessoas altamente produtivas, que são capazes de se envolverem em vários projetos concomitantemente e obterem ótimos resultados em todos. O esgotamento mental resulta em bloqueio, ansiedade e estresse e os sintomas mais comuns são: cansaço extremo, irritabilidade, perda de memória, dificuldade extrema de concentração, sonolência.

Publicidade


Segundo a psicóloga mediadora da roda de conversa, quando as pressões para a produção e realização de tarefas no ambiente de trabalho ou familiar aumentam, a ponto de parecer sufocante, decorre a estafa mental. “É diferente do cansaço físico e muito mais difícil vencer a estafa mental. Com a pandemia, aumentou a pressão, especialmente para as mulheres, que, ao passarem a trabalhar de forma remota, tiveram que juntar as exigências do trabalho com todas as tarefas domésticas, inclusive com o ensino remoto dos filhos, que estavam em casa devido às medidas de isolamento social”, explicou Costa.


Entre as medidas que podem ajudar as pessoas que estão sofrendo com a estafa mental está a melhoria no sono. “As pessoas não têm noção de como isso é importante. E para melhorar o sono é necessário criar rotinas, como dormir sempre no mesmo horário, não ingerir bebida alcoólica, que dá uma sensação de relaxamento, mas prejudica demais a qualidade do sono; seguir o básico para uma vida saudável, com atividade física e alimentação equilibrada; e outro fator muito importante é não se cobrar tanto”, ressaltou a psicóloga.


A diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, lembrou que essa atividade vem ao encontro de diversas ações que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres desenvolve em Londrina. “A Secretaria da Mulher tem essa preocupação de trazer temas relevantes, sempre pensando no bem-estar e na saúde das mulheres”, apontou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade