Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja dicas para não se atrasar!

Enem 2021: cartão de confirmação com local de provas está disponível

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
04 nov 2021 às 15:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), liberou, na quarta-feira (03), a consulta ao cartão de confirmação de inscrição, que está disponível na Página do Participante. Por meio dele o inscrito pode conferir data, local das provas, número de inscrição e opção por atendimento especializado.


Conforme orientação do Inep, não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação nos dias de provas, mas o Instituto recomenda que os estudantes levem o cartão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através de programas de incentivo educacional como o Sisu (Sistema Unificado de Seleção), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


O Enem 2021 está previsto para ser aplicado em dois períodos. Nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 será a vez daqueles que se inscreveram na chamada regular da avaliação. Já em 9 e 16 de janeiro de 2022 será a vez dos candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivo a quem teve isenção em 2020, mas não compareceu nos dias das provas.

Publicidade


Essa reabertura das inscrições cumpriu decisão do Supremo Tribunal Federal e possibilitou uma nova chance para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram a gratuidade na taxa de inscrição na última edição, mas que por medo da Covid-19 não fizeram as provas.


Dica para não chegar atrasado no Enem - O Inep costuma divulgar o local de provas do Enem até 15 dias antes da primeira prova, para todo mundo ter tempo de consultar. Mesmo assim tem gente que chega atrasado!

Publicidade


Para não errar o caminho da escola ou faculdade onde você vai fazer a prova, se liga na dica: caso não possa ir presencialmente conhecer onde você vai fazer o exame, dá pra saber usando o Google Maps, que diz os ônibus que te levam até lá, os horários das conduções, o tempo gasto de trajeto e se você for de carro, andando ou de bicicleta também é possível conferir o tempo de deslocamento e se há engarrafamento.

Publicidade


Esse aplicativo provavelmente já veio instalado no seu celular, mas se não tiver é só acessar o site. Lembre-se de sair com antecedência! Para conferir essa dica completa, acesse: https://www.instagram.com/p/CV0pJn6AHnM/


Provas do Enem - De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021. Destes, cerca de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos, segundo o Inep.

Publicidade


Independentemente da data de aplicação, a prova será composta da seguinte maneira:

Publicidade

1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática


Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Já as provas são distribuídas às 13h30 (horário de Brasília). O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis após o último domingo de provas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade