Notícias

Escola de Governo abre 20ª turma para curso sobre Google Classroom

21 mai 2021 às 17:16

A Prefeitura de Londrina, por meio da Escola de Governo, está com inscrições abertas para uma nova etapa do curso Google Classroom: Possibilidades para o Ensino On-line. Esta será a 20ª turma da oficina, que é oferecida, gratuitamente, desde 2020. Para essa fase, foram abertas 180 vagas, restando ainda 66 disponíveis. Qualquer pessoa pode participar do curso, que é aberto tanto aos servidores municipais quanto para o público externo.


Os interessados podem efetuar a inscrição até o dia 17 de junho, na página da Escola de Governo. É necessário possuir cadastro e, após acessar o login, clicar no link situado no sumário da turma atual. O curso foi aberto no dia 17 de maio e terá duração até 25 de junho.


A carga horária total é de 25 horas, com conteúdos distribuídos em cinco módulos, sendo eles: Google Classroom: primeiros passos; Turmas: como criar e editar uma classe; Elaboração de atividades/avaliação; Comunicação e organização da sala de aula; e Classroom para Smartphone. Todos os inscritos receberão certificados após o término do curso, caso alcancem a pontuação mínima de 60% de aproveitamento, incluindo as avaliações aplicadas via formulário.


A partir dos temas, os participantes do curso irão adquirir conhecimentos sobre as ferramentas disponíveis no aplicativo Classroom para atuação em cursos on-line, elaboração e disponibilização de materiais, planejamento de aulas e turmas, conteúdos e atividades, além da avaliação da aprendizagem dos alunos por meio da ferramenta virtual.


A coordenadora técnico-pedagógica da Escola de Governo, Verediana Silva, destacou que o curso já formou mais de 4.600 pessoas, desde agosto de 2020, quando teve início. "A participação envolve, em sua maioria, professores e profissionais da área educacional, incluindo servidores da SME (Secretaria Municipal de Educação). Além disso, foram atendidos educadores de outros municípios, como Ibiporã, por exemplo, e ainda pessoas da comunidade externa que utilizam a ferramenta”, detalhou.


Ainda segundo a coordenadora, o curso é um dos mais procurados da Escola de Governo e vem tendo um resultado muito positivo. "A iniciativa vem ajudando milhares de profissionais a aprimorarem suas formas de atuação com essa ferramenta, que vem sendo importante principalmente durante a pandemia”, comentou.

No contexto da pandemia de Covid-19, os processos educacionais de escolas e instituições de ensino precisaram ser readequados à nova realidade de atividades remotas. Por isso, o curso busca auxiliar todas as pessoas interessadas em utilizar o Google Classroom em seu dia a dia, já que o aplicativo funciona como uma sala de aula virtual, com diferentes possibilidades.


Continue lendo