Pesquisar

Canais

Serviços

Jéssica Natal/UEPG
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Acompanhe pelo YouTube!

Evento online vai discutir inovação nas universidades estaduais do Paraná

Redação Bonde com AEN
25 out 2021 às 15:19
Continua depois da publicidade

O Governo do Estado, por meio da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) promoverá nesta quinta-feira (28) um painel sobre o papel das agências de inovação no contexto da popularização científica e tecnológica. A iniciativa tem o objetivo de reunir os gestores dos NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) das sete universidades estaduais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O evento será online, direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e empreendedores de projetos inovadores e de base tecnológica (nascentes ou que estejam em operação). Empresários que desejam desenvolver projetos em parceria com as universidades ou que pretendem licenciar alguma tecnologia também compõem o público de interesse. O encontro poderá ser acompanhado pelo canal da Universidade Virtual do Paraná no YouTube.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


O intuito é promover um debate entre as agências de inovação das universidades estaduais e apresentar as estratégias das instituições na promoção de políticas públicas paranaenses, especificamente nessa área.

“Vamos falar sobre a interação entre os pesquisadores e o segmento empresarial e a interlocução entre comunidade acadêmica e o setor privado”, informa a assessora da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Erika Juliana Dmitruk, que vai mediar o encontro.


Ela destaca que serão abordadas as políticas de propriedade intelectual e as patentes registradas pelas instituições estaduais de ensino superior, além de tecnologias que se tornaram produtos e serviços no mercado. A programação também vai contemplar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a atuação das incubadoras universitárias.

Continua depois da publicidade


“A ideia é conhecer exemplos e modalidades de parcerias e acordos de cooperação, em conformidade com a legislação vigente, e propiciar oportunidades de soluções para os principais desafios, a fim de tornar a ciência cada vez mais acessível à população”, enfatiza a assessora.


Ciência – O painel integra a série de eventos online do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, denominado neste ano de Paraná Faz Ciência, no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2021, a iniciativa conta com o apoio da UEM (Universidade Estadual de Maringá), UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).


Serviço

Data: 28 de outubro, quinta-feira

Horário: 14 horas

Onde: Canal da UVPR no YouTube (youtube.com/UniversidadeVirtualdoParaná)

Continue lendo