Pesquisar

Canais

Serviços

- Pietro Jeng/Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
MARINGÁ

Farmácia Ensino da UEM reabre nesta terça-feira

Redação Bonde com AEN
25 jan 2022 às 11:50
Continua depois da publicidade

A FEN (Farmácia Ensino) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) retoma nesta terça-feira (25) os atendimentos farmacêuticos e de vendas oferecidos à sociedade. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O horário de funcionamento da FEN é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h35 e das 13h30 às 17h, no Bloco Q-04 do câmpus sede, em Maringá (Noroese). Um benefício que os servidores da universidade têm é a possibilidade de desconto dos gastos na folha de pagamento. Para os demais, a opção de pagamento é à vista, em espécie.

Continua depois da publicidade


Além das vendas de medicamentos e perfumarias, a FEN disponibiliza outros serviços, como a aplicação de medicamentos injetáveis, aferição da pressão arterial, verificação da temperatura corporal e acompanhamento farmacoterapêutico, por meio do fornecimento de informações e orientações voltadas para a promoção do uso racional de medicamentos.


Há também o setor de manipulados, com oferta de serviços de atenção farmacêutica, em que ocorre o acompanhamento da prescrição dos produtos manipulados, como cosméticos, suplementos nutricionais e medicamentos.


Aprendizagem e profissionalização

Continua depois da publicidade


O espaço também acolhe atividades de ensino, uma vez que os alunos do 5° ano do curso de graduação em Farmácia realizam estágio curricular obrigatório, com supervisão de docentes e apoio de servidores técnicos, como Maurício Fumio Sybuia, diretor-técnico e farmacêutico responsável pela FEN.


Além disso, estágios extracurriculares destinados a todos alunos do curso de Farmácia funcionam por meio de projetos de extensão e pesquisa. Como é o caso do setor de Manipulação, vinculado à FEN por um projeto de extensão coordenado pela professora do Departamento de Farmácia, Marli Miriam de Souza Lima, no qual o estagiário tem a oportunidade de aprender a manipular desde as formas mais simples até as formulações mais complexas.


Outros dois professores do DFA estão à frente de projetos e estágios não obrigatórios, Angela Maria Campanha e Marco Antônio Costa, proporcionando aos alunos do 1° ao 4° anos experiências práticas, de modo a conhecer todos os aspectos da profissão.


De acordo com o professor e farmacêutico Adriano Valim Reis, coordenador da FEN, os acadêmicos recebem conteúdos teóricos e práticos relacionados à profissão farmacêutica, tornando-se habilitados para assumir responsabilidades técnicas.


Durante a pandemia 


Desde os primeiros meses da pandemia, a Farmácia Ensino da UEM passou a atender por meio de agendamento eletrônico prévio e atendimento presencial e individual. Isso para garantir a continuidade do tratamento dos servidores que, pela natureza de suas atividades, não permitia a paralisação ou o regime de teletrabalho.


No setor de Manipulação, no câmpus de Maringá, toda a produção durante o primeiro ano da pandemia foi realizada dentro do mais rígido controle de qualidade, seguindo as boas práticas de manipulação, de acordo com a legislação vigente.


Produção de álcool em gel


A Farmácia trabalhou na produção de álcool em gel 70% (150 kg ao todo) para desinfecção de mãos na UEM e no HUM/UEM (Hospital Universitário Regional de Maringá); na produção de álcool líquido antisséptico 70% (3,6 mil litros) para: a) desinfecção de bancadas, pisos e lavagem das mãos na UEM e HUM; b) fornecimento ao Núcleo Regional de Educação de Maringá; e na produção de lote de omeprazol suspensão (150 frascos de 100 ml cada) para atender a uma demanda específica do HUM, em vista da dificuldade de compra desse medicamento à época.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade