Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Governo do Paraná quer ciência e tecnologia conectadas com problemas reais da população

Redação Bonde com AEN
20 mai 2021 às 17:00
- UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, afirmou nesta quinta-feira (20) que a missão da entidade, sob orientação do governador Ratinho Júnior, é fazer com que a ciência e a tecnologia no Estado estejam cada vez mais conectadas com a solução de problemas reais da população. "Acredito que as instituições de ensino superior devem ser, sempre, as de vanguarda na criação de soluções”, afirmou Bona, durante reunião online com a equipe interinstitucional do LIS (Laboratório de Inovação na Saúde), do qual a UEM (Universidade Estadual de Maringá) faz parte.


O LIS é um ecossistema de parceria público-privada, que existe há dois anos. O encontro tratou de encaminhamento, à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de documentos de projetos do LIS, com vista a busca de recursos. Segundo Aldo Bona, Ao integrar ensino, pesquisa, extensão e negócios, o Laboratório de Inovação em Saúde atende ao princípio de vanguarda das universidades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Napis – O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mostrou-se disposto a contribuir com o LIS, uma vez que ele tem características que podem vir a enquadrá-lo no Napis (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação). O Napis é uma estratégia de financiamento da Fundação Araucária, que apoia o engajamento dos atores de ciência, tecnologia e inovação.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


"Estar no conceito de Napis é importante, porque priorizamos a locação de recursos para apoiar atividades de pesquisa e inovação. Para que possamos aportar recursos para situações específicas que o LIS necessite para avançar é importante que ele esteja configurado dentro dessa estratégia dos Napis”.

Publicidade


Desenvolvimento - O Laboratório de Inovação em Saúde visa o desenvolvimento territorial, que é uma política institucional da UEM, e o fortalecimento da saúde regional por meio de trabalho colaborativo e especializado, de modo a beneficiar direta e indiretamente usuários e profissionais da rede pública.


Dentre as atividades já em desenvolvimento no LIS estão a educação continuada, ações coordenadas de enfrentamento à Covid-19, com painel de dados estatísticos, e a plataforma de arboviroses.

Participaram do encontro os professores Julio César Damasceno, reitor da UEM, e Ricardo Dias Silva, vice-reitor. "O LIS é a materialização de um desejo que sempre tivemos de que a universidade deve se apropriar do seu território, não no sentido de propriedade, mas no sentido de responsabilidade, para que tenhamos impacto de fato no território, que se constrói com diversos atores”, disse Damasceno. "Isso significa conhecê-lo profundamente, vivenciar seus problemas e potencialidades, encontrar soluções e ter resultados”, afirma o reitor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade