Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acesse o material online!

Guia nacional de atividade física é lançado com colaboração da UEM

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 jul 2021 às 14:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde lançou, recentemente, o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira (acesse aqui). A previsão da pasta é que 74 mil exemplares impressos sejam distribuídos gratuitamente para estados e municípios. Um dos pesquisadores que colaboraram no projeto é Wendell Arthur Lopes, professor do DMO (Departamento de Ciências do Movimento Humano) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (Universidade Estadual de Londrina).


"A inatividade física é a quarta causa de mortalidade global. No Brasil, quase metade da população [44,8%, de acordo com o Ministério da Saúde] não atende o recomendado de atividade física pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Então, essa iniciativa é de extrema importância e um marco para a promoção da saúde da população”, declara o professor da UEM sobre o guia. No mesmo projeto foi produzido o Guia de Atividade Física para a População Brasileira – recomendações para gestores e profissionais de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Trouxemos as informações científicas e as recomendações propostas pela OMS adequadas à realidade brasileira e com linguagem acessível para a população leiga”, explica Lopes. O Brasil, como um dos líderes em pesquisa em atividade física, foi ter seu guia nacional para a população somente agora. O docente destaca que "esse guia inédito terá repercussão internacional, porque atende a uma demanda estabelecida pela OMS para que cada país tivesse o seu próprio guia de atividade física”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Segundo o Ministério da Saúde, o material foi produzido em parceria com a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e colaboração da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). No guia constam recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. O guia também estará disponível em áudio, braile, inglês e espanhol.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade