Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Implantação de energia solar em escolas é exemplo de sustentabilidade no Paraná

Redação Bonde com AEN
23 abr 2021 às 16:23
- Tecpar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A implantação de sistemas de geração de energia com células fotovoltaicas nas escolas municipais do Paraná é um bom exemplo de ações do Governo do Estado voltadas à sustentabilidade. No projeto-piloto, foram destinados R$ 46,5 milhões para levar a tecnologia a 224 escolas de Balsa Nova, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e São José dos Pinhais.


O compromisso do Governo com a adoção de critérios para promover o desenvolvimento sustentável foi reafirmado pelo secretário do Sedu (Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas), João Carlos Ortega, na sexta-feira (23), lembrando a Cúpula do Clima, que acontece nos Estado Unidos. "O primeiro contrato desse importante projeto que leva sustentabilidade às escolas municipais foi assinado em abril com a Prefeitura de Foz do Iguaçu”, destacou o secretário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As ações do Programa Zero Energia serão executadas, nesta fase, com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, com contrapartidas municipais via operações de crédito, por meio da Fomento Paraná, e a assistência técnica operacional do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Sedu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


"Uma das principais orientações do nosso trabalho é a de proporcionar a cidade inclusiva e justa para todos. Buscamos sempre os melhores projetos, aqueles que transformam a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, garantem que as conquistas sejam perenes e alcancem as futuras gerações. Nesse contexto, a atenção e os cuidados com o meio ambiente são fundamentais”, destacou Ortega.

Publicidade


Ações – Desde janeiro de 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano autorizou a liberação de R$ 1,88 bilhão do Tesouro do Estado e de operações de crédito para viabilizar 3.172 ações em todo o Estado: pavimentação, urbanização, construção de praças, implantação de parques, construção ou reforma de unidades de saúde, creches e escolas, ou aquisição de equipamentos, máquinas, veículos e serviços.


"Temos um compromisso de balizar nossas decisões pelos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), propostos pela ONU, dentro da Agenda 2030. O ODS 13 fala exatamente sobre o que é preciso ser feito, localmente, para evitar mudanças globais no clima, enquanto o ODS 15 defende a proteção, a recuperação e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres”, disse o secretário.

Ortega explicou que esse conceito é levado às prefeituras do Paraná. "Todas as vinculadas à Sedu, Paranacidade, Cohapar, Comec, ConCidades e a Paraná Edificações trabalham sob a mesma orientação. Em relação aos 399 municípios, já temos o compromisso de 359 dos prefeitos que orientam as suas administrações municipais de acordo com a Agenda 2030. O esforço de aproximar os gestores públicos das boas práticas, visando a sustentabilidade, é constante e já faz parte do nosso dia a dia”, assegurou Ortega.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade