Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acompanhe pelo YouTube!

Live irá debater importância da UEL para o desenvolvimento de Londrina

Redação Bonde com N.Com
20 out 2021 às 14:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quarta-feira (20), a partir das 19h30, o presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Tadeu Felismino, vai participar da live sobre “A importância da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para o desenvolvimento de Londrina e região”, que é organizada pela Associação de ex-alunos da Instituição, a Alumni UEL. O debate será transmitido pelo canal da Alumni, no YouTube (clique aqui para acessar), aberto para toda a população.


A ideia é comemorar o aniversário de 50 anos da UEL com a discussão sobre como a universidade transformou a cidade de Londrina, através do conhecimento, da pesquisa e da extensão universitária. Para isso, foram convidados também o reitor da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho; o doutor em Economia Internacional pela Universidade Autônoma do México, Venâncio de Oliveira, que estuda o impacto econômico da Universidade; a doutora em Sociologia pela USP (Universidade de São Paulo) e professora do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL, Ileizi Fiorelli, e o presidente do Ippul, Tadeu Felismino, jornalista e mestre em comunicação social, ambos pela UEL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Felismino, a formação profissional realizada pela universidade traz diversos benefícios para a cidade. Isso porque, com profissionais melhores qualificados para o mercado de trabalho e com pesquisas científicas reconhecidas nacionalmente, a UEL ajuda o município a se tornar referência em várias áreas como na saúde pública e privada, na educação e na tecnologia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


“Temos visto, nos últimos anos, a vinda de várias empresas internacionais e nacionais se instalando em Londrina, em grande parte, devido o potencial educacional e da qualificação profissional da mão de obra aqui disponíveis. Um exemplo disso é a multinacional TCS (Tata Consultancy Services), que é o maior conglomerado industrial da Índia, atuando com serviços de Tecnologia da Informação, consultoria e soluções de negócios”, disse o presidente do Ippul.


Essas e outras conquistas oportunizadas pela existência da Universidade Estadual de Londrina estarão no debate. A UEL foi fundada em 1970 e, atualmente, tem 53 cursos de Graduação (entre bacharelados e licenciaturas) e 261 de Pós-Graduação (como residências, especializações, mestrados e doutorados). Ao todo, são nove Centros de Estudo que somam 17 mil alunos, e que juntos com os professores e servidores técnico-administrativos chegam a uma comunidade de 25 mil pessoas. No momento, há cerca de 2 mil projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão na universidade.


Entre as conquistas da UEL, estão a obtenção do IGC (Índice Geral dos Cursos), que elencou a UEL como a 1ª universidade estadual do sul do Brasil e a 5ª estadual do país; o QS World University Ranking colocou a UEL entre as 25 melhores do Brasil; o The University Impact Rankings deu o 1º lugar nacional para a UEL no item educação de qualidade, baseado nos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) e, além disso, o ranking AD Scientific Index 2021, da Turquia, elencou quase 100 pesquisadores da UEL entre os mais influentes na América Latina, em suas respectivas áreas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade