Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Psicanálise e musicalidades

Professor da UEL é autor de livro indicado aos prêmios Jabuti e Associação de Editoras Universitárias

Redação Bonde com Agência UEL
19 out 2021 às 15:13
- Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A obra Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social (Editora Unifesp, 2020) – 2021, 240 páginas – foi indicada como finalista no 7º Prêmio da Abeu (Associação Brasileira de Editoras Universitárias) 2021 e no Prêmio Jabuti e Livro do Ano 2021. A obra é de autoria do professor do Departamento de Psicologia e Psicanálise do CCB (Centro de Ciências Biológicas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Leandro Todesqui Tavares. 


O livro concorre, na premiação da Abeu, nos quesitos Projeto Gráfico Editorial e Conteúdo Científico. Já no Prêmio Jabuti, a obra concorre nas categorias “Ciências Humanas” e, também, na categoria Livro do Ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo Tavares, a obra, fruto de sua tese de doutorado de mesmo título, defendida em 2014,  trata da criatividade e o objeto sonoro, que têm uma relação muito profunda com a percepção humana. “A estética sonora é uma linguagem universal, então parto do referencial da psicanálise, um entre muitos referenciais, para compreender e analisar”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


“O livro, composto por cinco capítulos, abraça duas vertentes. Primeiro, o da criatividade pensada pelo eixo musical e, depois, o estudo do objeto sonoro. O estudo da criatividade, em linhas gerais, das relações com a musicalidade e o inconsciente, essa dimensão mais profunda da existência humana e do psiquismo”, completou Tavares.

Publicidade


Duas indicações - Tavares assumiu estar surpreso com a indicação para ambos os prêmios – no caso do Jabuti, a obra foi inscrita. “Tanto eu quanto a Editora Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) recebemos com bastante satisfação as duas indicações. Na verdade, não entrei nessas duas para vencer necessariamente. Eu gosto de publicar livros, acho que é importante essa inserção na sociedade. A academia nos cobra publicações, artigos etc., mas eu coloco meu maior empenho na publicação de livros e capítulos de livros”, considerou.


Publicidade

A Abeu divulgará o nome dos vencedores em todas as categorias no dia 23 de novembro, às 19 horas, no canal do YouTube do canal da associação (acesse). A divulgação da lista dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti será no dia 9 de novembro. Posteriormente, será divulgada a lista dos 5 finalistas, 15 dias depois. 


O Prêmio Abeu disponibiliza um troféu para os vencedores em cada uma das categorias. Já o Prêmio Jabuti oferece R$5.000,00 para o vencedor em cada categoria e R$100.000,00 para o vencedor na categoria “Livro do Ano”. 


Serviço:

Livro: Psicanálise e musicalidades: sublimação, invocações, laço social (2020, Editora Unifesp, 240 páginas). Autor: Leandro Todesqui Tavares.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade